10 de maio de 2011

Isso é Que Eu Esperava

The Edge of Glory
Lady GaGa

Ontem foi lançado o primeiro single promocional de Born This Way da Lady GaGa. A canção escolhida foi The Edge of Glory. E devo admitir que a canção me surpreendeu como pouca vezes quando o assunto se trata da Lady Gaga. E foi surpresa extremamente positiva. Pela primeira vez, gostei de uma música ouvindo pela primeira vez. Nada de efeito "retardado". Bastou ouvir uma vez The Edge of Glory para admirar a capacidade de criação de GaGa.

Antes que falem que estou defendo as cegas a Lady GaGa, quero deixar uma coisa bem clara: The Edge of Glory não é a melhor música dela. Mão vai ser a melhor música da década. Não vai ser a do ano. Ou muito menos vai revolucionar a música nem em um misero centímetro. The Edge of Glory é apenas uma boa música. Mas é tudo que eu esperava que fosse o álbum Born This Way desde que foi anunciado. Nem falo da qualidade, mas sim do caminho da sua sonoridade. Aqui GaGa deixa de lado o seu pop descerebrado e busca algo mais orgânico. The Edge of Glory ainda é pop. Ainda é descartável. Mas sua pegada mais rock mostra um outro lado mais classuda da GaGa. Aquela influência do Queen que ela possui se manifesta aqui em uma canção feita para fazer estádios lotados cantarem. Sim, The Edge of Glory tem uma batida dançante. Porém, é mais substancial. Você consegue ouvir instrumentos com clareza com suas nuances e o solo de sax do lendário Clarence Clemons é sensacional. GaGa mostra um pegada vocal quase genial. Sem efeitos mais elaborados que poderiam afetar o desempenho da música, ela mostra que além de saber cantar tem voz para isso. Não a melhor voz do mundo, mas tem uma. O defeito da canção fica por conta da composição. Mesmo sendo muito bem escrita comprovando que como artista pop GaGa é uma das poucas que pode escrever algo que saia do estilo "vamos dançar até o mundo acabar", faltou letra. Apenas os dois versos e o bom refrão deixam a música um pouco "inacabada". Espero que o álbum seja mais The Edge of Glory do que Judas. Se for assim, GaGa pode realmente entregar o álbum que ela vem alarmando aos quatro ventos.
nota: 8

Um comentário:

Marina Teixeira disse...

Essa é a GaGa despretensiosa e feliz que eu prefiro - e que estava meio sumida por conta do pedantismo dos dois primeiros singles do "Born This Way" - apesar de gostar, da faixa-título, tanta panfletagem me cansava às vezes.

Bem produzida, alegre, apesar da letra fácil e meio vazia, tem a qualidade de ser extremamente viciante na primeira ouvida - e melhor, pelo menos não podemos compará-la com outras músicas anteriores (ou com músicas do próprio repertório da cantora). Pode-se apenas dizer que ela bebeu bem da fonte oitentista que parece-me, permeará todo o álbum.