4 de maio de 2011

A Evolução da RiRi

California King Bed
Rihanna

Não gostava da Rihanna. Não era apenas o fato dela no começo da carreira querer ser a "próxima" Beyoncé. Ou muito menos das músicas sempre irregulares que lançava até mesmo em Good Girl Gone Bad, o seu momento de reviravolta na carreira com o sucesso de Umbrella. O que me irritava nela era suas apresentações ao vivo. Rihanna era péssima. Nunca conseguiu manter uma nota e sua voz parecia fraquinha e desmilinguida. Mas isso tudo mudou. Rihanna cresceu. Sua sonoridade evoluiu e encontrou um ponto de equilibro entre a artista pop e a verdadeira Rihanna. Mas a minha impressão sobre ela não iria mudar se ela não tivesse crescido como cantora. E isso ela fez. E muito.

Desde a surpreende Russian Roulette, a evolução vocal da jovem é nítida a olhos menos treinados. Mas a grande da mudança de Rihanna são seus "lives". Mais segura, ela mostra domínio da voz e consegue carregar sem maiores problemas qualquer música das mais dançantes até as baladonas. Mesmo que ainda não seja (e talvez nunca seja) a perfeição, Rihanna está no seu melhor momento vocal e mostra querem melhorar essa parte cada vez mais. E é com muito orgulho que posso afirmar que é quinto single do álbum LOUD é a melhor performance vocal da carreira de Rihanna. E mais que isso, uma das melhores do pop nos últimos anos.

Em California King Bed ela mostra seu lado mais pop rock romântico, gênero tão em falta hoje em dia. A canção seria a sua "I Will Always Love You" ou a sua "Vision of Love" e não duvido muito que quando esse post for publicado ela possa estar no topo da parada Billboard ou muito perto disso. California King Bed tem todas as qualidade de virar o "love hit" do ano. Começa com Rihanna simplesmente arrasando nos vocais. Ela alcança notas altíssimas com facilidade, mas não esquece dos momentos mais delicados e calmos. Ambos com o mesmo brilhantismo. Com produção da dupla The Runners, o arranjo é um ótimo trabalho mesclando com perfeição o lado mais doce da canção com o mais dramático. A guitarra que permea todo o arranjo é um achado genial. Mesmo sendo uma canção romântica em sua essência, California King Bed é uma canção sobre separação. Ou que leva a ela. RiRi canta "que mesmo dormindo ao lado do amor da sua vida todos os dias, ela se sente como se estivesse a milhas e mais milhas de distância um do outro". Tema ousado para uma canção de amor, ainda mais com tantas metáforas diferentes. California King Bed quase cai no brega. Mas com as pontas bem amarradas e com RiRi entrando no hall das grandes cantoras, California King Bed se torna uma das melhores músicas do ano. Quem iria imaginar eu falando isso da Rihanna? Mas essa é a vida: sempre evoluindo, sempre mudando.
nota:8,5

Um comentário:

lucas lopes disse...

nunca ouvi essamúsica, preguiça de rihanna, apesar de gostar dela, espero pelo clipe, realmente ela ainda é uma artista mediana, que tem tudo para ser a grande estrela da nova década, antes ela que gaga!