19 de outubro de 2012

Faixa Por Faixa

CD: Rouge
Artista: Rouge
Gênero: Pop
Vendagem: Cerca de 2 milhões
Singles: Não Dá Pra Resistir ( 1°) ; Ragatanga (1° durante 11 semanas), Beijo Molhado (4°), Hoje Eu Sei e Olha Só.
Ano: 2002


Num longínquo 2002 os realities show ainda eram novidade. Os de cunho musical estavam bombando fora do país, principalmente na Europa. Então, o seu Silvio Santos resolveu fazer a versão do hit televisivo da época na Inglaterra, Popstars. Visto como a evolução do show de calouros, o programa exibido no SBT tinha como intuito formar uma girl band mostrando cada etapa desde as primeiras audições, as eliminatórias, as escolhas das cinco integrantes e a preparação para o lançamento do grupo. As cinco garotas escolhidas foram Aline, Patrícia, Karin, Fantine e Luciana assim formando o Rouge.


O que ninguém esperava era no fenômeno que aquelas cinco jovens, que na época tinham entre 18 e 24 anos, iriam fazer. O primeiro álbum delas se transformou em um dos maiores sucessos de vendagem no século 21 no Brasil com 2 milhões de cópias (sendo 750 mil apenas em dois messes). Tudo foi impulsionado pelo estrondoso sucesso da regravação da canção Ragatanga que virou febre ao lado da sua dancinha e refrão contagiante. Acredito que o trabalho é sem dúvida o melhor trabalho pop na história da música nacional e com a possível volta delas para a comemoração de 10 anos do grupo, resolvi fazer esse Faixa por Faixa lembrando os bons tempos.

Clique e confira!





Faixas

1. Popstar: A música tem como base o tema instrumental do programa, talvez por isso a composição tenha um gosto de "canção dos vencedores" comum para o estilo do programa. Além disso, o teor parece feito as pressas já que tem no refrão a rima de "popstar" com "star". Contudo, a música mostra bem o tom que o álbum vai seguir a partir daí: pop. Além de mostrar bem as cinco integrantes.
nota: 7

2. Não Dá Pra Resistir: A primeira música de trabalho é uma balada mid-tempo pop cativante e que a produção de Rick Bonadio (principal produtor do Rouge) consegue mostrar bem as personalidades das cinco já deixando claro que a Luciana seria a principal vocalista do grupo e que a Karin tinha a voz mais poderosa.
nota: 8,5

3. Ragatanga: Tente não cantar com "Olha lá quem vem virando a esquina/Vem Diego com toda a alegria, festejando" ou tentar com "Aserehe ra de re, de hebe tu de hebere/Seibiunouba mahabi, an de bugui an de buididipi" o refrão indescifravel que fez milhares e milhares de fãs dançarem a coreografia. Regravação de uma canção de um quarteto Espanhol, a canção mistura pop, eletrônico e influência latina que dão um toque mais "caliente". Aqui a harmonia vocal do grupo é destaca. No final das contas o que é importa é que Ragatanga é um canção chiclete do melhor estilo.
nota: 8,5

4.Beijo Molhado: O grupo ganha toques ainda mais pop com uma canção mais chiclete devido ao refrão viciante e a composição divertida e simples.
nota: 8

5.Hoje eu sei: A primeira balada mais lenta do álbum ganha curioso toques de R&B e folk pop com a inclusão de uma gaita na construção do arranjo. Todo poderia ter sido melhor trabalhado para unir melhor as duas influências, mas o resultado é bom.
nota: 8

6.Sou o que sou: Com Karin como principal vocal, o álbum ganha uma pegada mais forte com uma letra mais sólida, influência de hip hop, um "rap" da Aline e o refrão dando destaque para a Fantine.
nota: 8

7.1000 segredos: O álbum continua na linha black music com esse delicioso pop/R&B/eletrônico com frases sensacionais como "Tão diferente, tão igual/Bruxa do bem, fada do mal". Tudo é tão deliberadamente bobo que diverte muito.
nota: 8

8.O que o amor me faz: Outra baladinha que é tão fofinha que não poderia ter outra vocalista principal como a Paty. Delicada, mas faltou algo para dar um gás no resultado final.
nota: 7,5

9.Depois que tudo mudou: Talvez pelo fato da maioria das canções serem regravação de canções em inglês ou espanhol desconhecidas, certas maneirismos vieram junto. Aqui mais um verso rap feito pela Karin é colocado no final da música. O resultado final é bom, mas não tanto como as outras músicas.
nota: 7

10.Deve ser amor: O pop chiclete volta em outra mid-tempo balada que peca pela duração exagerada deixando para o final um repetição do refrão que deixa a canção arrastada.
nota: 7,5

11.Quero estar com você: Única incursão pelo pop rock deixa o grupo com um ar mais maduro com uma letra mais sentimental. Um trabalho vocal mais forte seria mais bem acolhido, mas no final das contas a canção termina  bem.
nota: 8

12.Olha só: A maior balada do álbum. Ela ganha quilos de açúcar em uma letra tristonha e arranjo querendo ser épico. O grande destaque são os vocais das jovens provando que ela tem timbres ótimos e diferentes uma das outra.
nota: 7,5

13.Te deixo tocar: Mesmo com um público mais infanto-juvenil, a produção ousou colocar essa canção bastante sensual:

A tua boca
Encosta em minha boca
Na nossa noite de prazer
Te faço confessar


Gosto da batida mais dançante e da "apresentação" das meninas no final.
nota: 7,5

14.Nunca deixe de sonhar: Só uma informação: a canção tem participação do KLB! Só isso já seria ruim, mas o estilo tema para auto-estima + balada mela cueca é demais. O álbum poderia ter terminado bem melhor.
nota: 6

3 comentários:

Fell disse...

Eu era feliz e num sabia...!!

nada se sertanejo, sertanejo universitario, sertanejo do c*r*lho, ... Pop pra dançar sem malicia, cantar na frente do espelho.. Num momento ate pensei que a kelly key um dia poderia fazer isso, errei feio! Hj, vmos nos contentar com a wanessa e seus bate cabelo!

lucas lopes disse...

até hj ouço 1000 segredos, amo, amo
"blackout escuro total, escuro total.."

amo a Karin, ela é a melhor de todas!

Unknown disse...

Marcou minha infância, melhor grupo pop que já existiu no brasil. Ps: faça um faixa a faixa do Teenage Dream por favor (: