10 de março de 2013

Apenas Respeito

Waterfalls
Stooshe

Um grande clássico da música pode seguir duas direções em relação as suas possíveis regravações: de um lado pode haver tantas regravações que a canção original meio que se perdeu ao longo dos anos ou ser um trabalho basicamente impossível de regravar. Contudo, a segunda opção tem algumas exceções. Raras, mas existem.

Quando a girl band TLC (que em breve terá um especial aqui no blog) lançou o hit Waterfalls a época era outra, completamente diferente da de hoje: além do contexto musical, havia um grande burburinho social acontecendo com a epidemia da AIDS ainda no auge, questões sociais como a situações de jovens carentes nas periferias, a situação na África e os primeiros avanços na luta pelo meio ambiente. Então, imagine esse grupo de três meninas ainda muito jovens falando de maneira incisiva sobre assuntos que conseguiram quebrar barreiras e entrar com tudo do mainstream em 1995 como o impacto foi marcante. Só que não só por isso: Waterfalls em si é uma das melhores canções da década de noventa com a mistura perfeita e original de R&B, pop e hip hop. Isso fez de Waterfalls uma canção impossível de ser regravar sem parecer uma tentativa desesperada. Ou uma tarefa quase impossível.

O girl band inglesa Stooshe cometeu essa proeza e lançou um cover da canção com terceiro single do álbum debut delas que ainda não foi lançado. Mesmo correndo grandes riscos com essa escolha, o
Stooshe consegue o inacreditável ao conseguir um bom resultado. A principal razão foi o respeito. Com a benção da T-Boz, uma das integrantes do TLC que ouviu uma versão acústica, o grupo produziu sua versão usando as principais qualidades da canção: a batida inesquecível foi alterada minimamente sendo mudado apenas a cadencia da canção, aqui mais "musical" com a inclusão de mais instrumentos. Vocalmente, o trio faz um trabalho ótimo sendo a melhor e mais inteligente mudança foi fazer as três cantarem o verso rap antes do final da música ao invés de trazer um rapper. Isso dá personalidade, mas sem comprometer a "verdade" da canção. Mesmo sem alterar a composição, o impacto social da canção se perde um pouco nessa versão, mas sem perder a genialidade. Apesar disso, o Stooshe fez o que era impossível apenas usando algo que falta hoje em dia: respeito.
nota: 7,5

Nenhum comentário: