7 de março de 2013

Faixa Por Faixa

CD: Believe
Artista: Cher
Gênero: Dance-pop, house, disco, latin
Vendagem: Cerca de 11,5 de cópias
Singles/Peak na Billboard: Believe (1°), Strong Enough (57°), All or Nothing (Não entrou) e Dov'è l'amore (38°).
Grammy
Vitórias

2000
Best Dance Recording (Believe)

Indicações
2000
Best Pop Vocal Album
Record of the Year
(Believe)

Ano: 1998




Imagine o cenário: é o final da década de noventa, começava a pipocar novas cantoras pop cada vez mais novas, o último auge da carreira musical da Cher tinha sido quase dez anos antes com o hit If I Could Turn Back Time impulsionado com o sucesso no cinema dela, ela já estava na casa dos cinquenta anos de idade e seus últimos trabalhos tinham sido um grande fracasso de vendas e critica. Então, a gravadora Warner sugeriu Cher gravasse um álbum voltado para o dance. Juntando velhos colaboradores e produtores conhecidos do estilo, Cher viu ganhar forma seu 23° intitulado Believe que se transformou no seu maior sucesso musical e que seria um divisor de águas para o bem e para o mal na história do pop.

Faixas

1.Believe: Não é somente o maior sucesso da carreira da Cher, mas um dos divisores no mundo pop quando foi usado massivamente o auto tune (ferramenta para modular a voz do artista corrigindo imperfeições). O uso do auto tune era apenas para dar um "up" na construção da canção já que a Cher nunca precisou de melhorias na voz, mas ao longo dos anos o auto tune se tornou uma praga que é usado para disfarçar a falta de talento de vários artistas. Um dos pontos negativos da canção. Além disso, muitos a consideram uma das mais "insuportáveis" de todos os tempos. Para quem não é desse pensamento, Believe é um hit dançante sobre superação de um coração partido que marcou uma geração.
nota: 8,5

2.The Power: Uma baladinha pop/R&B que ressalta o poder vocal de Cher ser precisar dela fazer muito, mas a produção erra ao manter a canção em uma pegada contida demais.
nota: 6

3.Runaway: Com a concepção de uma grande club dance balada essa faixa peca pelo tamanho excessivo de quase cinco minutos, mas ainda podemos ouvir como o auto tune deve ser usado apenas para agregar vocalmente com seus efeitos.
nota: 6

4.All or Nothing: Outro bom momento do álbum com sua vibe completamente anos noventa que resgatou a dicou colocando mais elementos eletrônicos no meio para tocar para os novos públicos das pistas de dança.
nota: 7

5.Strong Enough: Pense na continuação de I Will Survive. Seria mais ou menos com essa faixa com toda a sua história de "saia da minha vida, seu cretino" e com uma divertida e dançante produção que encontra na Cher sua melhor representante.
nota: 8

6.Dov'é l'Amore: Pegando influências da música latina, Cher faz essa deliciosa "guilty pleasure" que em vez de usar palavras em espanhol usa em italiano. Coisa de Cher.
nota: 8

7.Takin' Back my Heart: Com letra de Diane Warren, a canção mostra uma Cher mais contida seguindo um pop estilo Jamiroquai que funciona bem dentro do álbum.
nota: 7,5

8.Taxi, Taxi: Batidão com uma cadencia mais lenta que tem uma letra estranha só que de alguma maneira funciona.
nota: 6,5

9.Love is the Groove: A canção tem até uma letra interessante, mas se perde na duração e na produção linear demais.
nota: 5,5

10.We All Sleep Alone:  Regravação de uma música da própria Cher de 1988 escrita pelo Bon Jovi e Richie Sambora a canção ganhou uma versão batidão/remix um pouco chata.
nota: 5,5

Nenhum comentário: