21 de maio de 2016

Primeira Impressão

Thank You
Meghan Trainor


O segundo álbum de Meghan Trainor só pode ser classificado de uma maneira: um verdadeiro "desastre de trem". Explico: Thank You é um desastre do começo ao fim e fica até difícil curtir de verdade qualquer momento, mas, apesar disso, existe uma força que atrai a gente para ouvir o álbum várias vezes. Exatamente a mesma sensação quando ocorre um "desastre de trem". Acredito que seja a mesma, pois nunca vi um acidente de trem de perto. Todavia, um álbum tão medíocre como esse da Meghan Trainor.

Tentar compreender exatamente o que aconteceu aqui é um trabalho complicado, pois há vários caminhos que pode ser explorado. Depois do mega sucesso alcançando com o seu divertido primeiro trabalho (Title), Meghan ou/e a sua gravadora decidiu mudar completamente de rumo ao deixar para trás a sonoridade vintage/comercial que marcou o seu começo de carreira. Até aí tudo bem, já que essa sonoridade não foi muito bem aceita por um parte do público. Entretanto, essa mudança se transformou em um verdadeiro tiro no pé da cantora, além de tirar boa parte da sua personalidade. Com o sucesso de NO, a única música boa de fato do álbum, o produtor Ricky Reed assumiu a criação de quase todo o álbum, produzindo 13 das 17 faixas que fazem parte de todas as versões de Thank You. A decisão mostra que o álbum foi feito a toque de caixa e, por consequência, sem qualquer preparo artístico. Nas mãos dessa combinação imperfeita, o álbum resulta em uma mistura pobre, infantil, massificada e confusa de pop e R&B que não consegue encontrar a sua personalidade ou qualquer fio de coerência sonora, alternando batidas que variam entre a vergonha alheia, o irritante e o completamente sem gosto. Além disso, a inclusão de reggae, hip hop e eletrônico apenas ressaltam o desespero em deixar Meghan relevante e popular. Até que alguns momentos funcionam com o seu alto comercial como em Woman Up, mas um olhar mais atento é capaz de relevar mais defeitos.

Com uma atmosfera animada e com uma proposta de passar uma mensagem positiva sobre empoderamento feminino, Meghan Trainor pode até ter boas intenções que são destruídas pela qualidade extremamente questionável das suas construções liricas. As composições mostram a falta de tempo ou/e de experiência para lidar com a pressão de escrever canções como essas, pois a falta de delicadeza e inteligência linguística grita com passagens vergonhosas, referências clichês e refrões irritantes. Quando isso não acontece, as letras são bobas e sem nenhuma graça lembrando o começo de carreira de divas teen que precisam vender para um público com pais conservadores. Um bom exemplo disso é Champagne Problems que tem pérolas como "Can't believe my Uber's late again" e "My new Wi-Fi doesn't seem to work". Apesar de muitos criticarem o pseudo rap que Meghan faz em canções como Watch Me Do e Dance Like Yo Daddy, o grande problema vocal dela em Thank You é quando ela quer passar a imagem de cantora séria ao mostrar o seu vozeirão, mas esquecendo de colocar qualquer personalidade em interpretações apáticas e clichês como em Kindly Calm Me Down. Simplesmente não funciona e ainda deixa a cantora perdida e sem personalidade. O resultado final é desastre tão grande como poderia ser um desastre de trem, mas que a única vitima é a Meghan Trainor.

Um comentário:

G. RLS disse...

Não pode ser !!! Rs ... Eu estou adorando as músicas! Nem "Me 2" você salva?