23 de maio de 2016

Primeira Impressão

Dangerous Woman
Ariana Grande

Eu serei sucinto em descrever a principal classificar o novo álbum da Ariana Grande: um dos melhores trabalhos do ano. Em Dangerous Woman, o seu terceiro álbum em apenas três anos, Ariana atinge a sua maturidade artística com uma coleção, quase, perfeita da mais fina mistura de pop/R&B.

Ainda é difícil acreditar que aquele jovem cantora/atriz que ficou conhecida devido a sua participação em uma série voltada ao público teen poderia se tornar em tão pouco tempo um dos maiores nomes do pop mundial. Acontece que Ariana trilhou um caminho impressionante: primeiro, veio o surpreendente muito bom debut Yours Truly em que "imitava" grandes nomes da música, logo em seguida a cantora se solidifica com a modernização da sua sonoridade com o bom My Everything e agora comprova o seu talento e evolução com essa perola pop chamada Dangerous Woman. A equação para esse resultado é até simples, mas extremamente complicada de se colocar em prática: a união do talento de Ariana com um excepcional gerenciamento de carreira. Tudo isso é visto nitidamente no novo trabalho e é o que dá o tom ao álbum.

Em um ano com vários álbuns conceituais, Dangerous Woman segue a linha do bom velho álbum pop com faixas feitas para virarem singles e outras que estão lá apenas para "preencher" espaço. Todavia, não acredite que isso seja uma qualidade menor, pois a construção do álbum é um dos seus grandes triunfos. Existe uma fluência desde a primeira faixa até as últimas das versões especiais que transforma Dangerous Woman uma experiência agradável e cativante de se ouvir. Além disso, a produção acerta em continuar a investir na sonoridade que vem consagrando Ariana, mas com algumas adições importantes que fazem a total diferença na evolução da cantora.

Nas mãos de relativamente poucos produtores, entre eles Max Martin, Dangerous Woman torna-se uma coleção certeira de faixas pop/R&B que trafegam entre as influências mais antigas e as contemporâneas de maneira sutil e harmônica. A atmosfera do trabalho resulta, então, em uma estética elegante, sexy sem ser vulgar e com batidas refinadas e de um amadurecimento gigantesco, mostrando o atual momento na vida de Ariana. Não imagine que por ser um álbum comercial Dangerous Woman irá conter músicas com acabamentos feitos apenas para ter apelo de vendas, pelo contrário, pois, além do cuidado visível com a instrumentalização, existe a preocupação em criar uma identidade para cada faixa. Flertando com reggae, gospel, hip hop e vários estilos de música eletrônica, a produção buscou entregar experiências novas para a sonoridade da cantora sem perder de vista o caminho percorrido pela cantora.  As escolhas feitas para incrementar o álbum são outro fator de elogios.

Ao total são quatro colaborações em Dangerous Woman e todas delas funcionam perfeitamente, apesar de não terem a mesma qualidade individual. Ao lado do rapper Future, Ariana entrega a sombria e sexy R&B/hip hop com toques de eletrônico Everyday. Em Let Me Love You, a surpresa fica por conta do R&B contemporâneo Let Me Love You com a presença de Lil Wayne que, apesar de continuar com todos os seus "tiques" irritantes, funciona muito bem. Agora, os outros momentos são dois dos melhores momentos do álbum: Side to Side com a Nicki Minaj e Leave Me Lonely com Macy Gray. Na terceira parceria com a rapper, Ariana entrega uma deliciosa mistura de pop com reggae que quebra expectativas com as escolhas inusitadas como, por exemplo, Ariana se mostrando mais sexual e Nicki não fazendo apenas um verso rap no meio, mas, na verdade, cantar uma parte da canção. Em Leave Me Lonely, uma poderosa e dramática soul music em que a participação marcante de Macy ajuda a criar uma canção avassaladora. Outra escolha importante é não dar Ariana uma "baladona" simplesmente para ela mostrar o seu poder vocal. A cantora pode fazer isso de outras maneiras como, por exemplo, mostrando a sua versatilidade em várias faixas. E nesse quesito, Ariana continua a ser a melhore cantora jovem da atualidade.

Ao saber usar todo o seu poder vocal nos momentos certos, Ariana abre portas para explorar todas as nuances que a sua voz possui. Em Dangerous Woman, a cantora encarna uma mulher poderosa que, dona de si, sensual e, principalmente, completamente ciente do seu instrumento e como usa-lo seja ao mostrar o seu lado delicado ou nos que precisam de todo o seu alcance vocal. Essa vibe de empoderamento feminino é uma das temáticas do álbum que contém as melhores letras da carreira da cantora, refletindo o momento da cantora sem perder o apelo radiofônico. O exemplo de tudo é uma faixa que, não apenas se transformou na melhor da carreira de Ariana, mas, até o momento, uma das melhores de 2016: a genial dance pop Into You que merece se transformar no sucesso do ano. Além das faixas já citadas outros momentos de destaque do álbum são o single homônimo Dangerous Woman, a soul/eletrônica Be Alright, a divertida Greedy e o seu toque de anos noventa, a pop Touch It, a dois em uma Knew Better/Forever Boy com um recado claro para algum ex-namorado e a "old school" Jason's Song (Gave It Away)Dangerous Woman ajuda a transformar Ariana Grande na artista que ela prometeu ser quando surgiu e vai além ao a colocar com uma das maiores forças femininas do pop. E isso tudo em apenas três anos.

Um comentário:

G. RLS disse...

Eu fiquei surpreso com a qualidade das músicas... Não esperava! "Be alright" e "Greedy" são maravilhosas ! Cara, adoro ler suas resenhas, vlw !