3 de maio de 2016

Raízes Latinas

Duele el Corazón (feat. Wisin)
Enrique Iglesias

Vuélveme a Querer
Thalía

O Brasil está incluindo na América Latina. Entretanto, devido ao seu tamanho continental e as configurações sociais e culturais, a nossa cultura não é tão difundida ao redor dos nossos "compadres". Isso também ocorre inversamente: pouco da cultura dos países de língua espanhola entra no nosso país com destaque. O que consegue chegar ao grande público é nomes que, de alguma forma, quebraram as barreiras internacionais. Dois deles estão nessa resenha: Enrique Iglesias (nascido na Espanha) e Thalía.

Com uma carreira de mais de vinte anos, Enrique Iglesias já se consolidou com um dos nomes da língua espanhola de maior sucesso no mercado internacional, principalmente nos Estados Unidos. Todavia, o cantor ainda mantém bem forte a sua ligação com o mercado latido. Uma das provas é o seu mais novo single, a boa Duele el Corazón.

A canção é um bom e bem produzido latin pop que consegue, ao mesmo tempo, respeitar as raízes da música latina e dar um pelo verniz radiofônico. Dançante e com um refrão grudento, Duele el Corazón conta com a boa participação do cantor Wisin que ajuda a modelar o estilo da canção ainda mais. O problema da canção é a falta de ousadia na sua produção, compensada pelo sólido trabalho de Enrique. Trabalho do mesmo estilo entregado pela Thalía na canção Vuélveme a Querer, single do seu novo álbum que possui o sugestivo nome de Latina.

A eterna Maria do Bairro é um caso raro de uma estrela da TV que realmente deu certo no mundo musical, apesar de ser mais conhecida no Brasil pelas novelas. Considerada uma diva pop, Thalía chega décimo terceiro álbum com uma carreira já consagrada. Vuélveme a Querer mostra um pouco do seu talento musical, principalmente vocal.

A canção é uma tradicional e deliciosamente brega balada latin pop que seria perfeito para tema de uma das novelas mexicanas que passam no SBT até hoje. A interpretação dramática e um pouco forçada é a força emocional por trás da música, dando a atmosfera necessária para a canção não ser apenas brega. Isso mostra o tamanho carisma da cantora, um dos responsáveis pelo sucesso da mesma. Um carisma bem tipico de artistas latinos que, infelizmente, não podemos ter mais contato.

nota
Duele el Corazón: 7,5
Vuélveme a Querer: 7,5

Nenhum comentário: