23 de julho de 2016

Top 25 - Beyoncé - Parte V (Final)



Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV


Final

5. Love On Top
Álbum: 4
Ano: 2011

Poucas músicas têm a capacidade de envelhecer tão bem como está acontecendo com Love On Top. Além disso, a canção emoldura com perfeição toda uma época (o R&B dos anos '70), mas sem soar datada ou coisa parecida. Na verdade, a canção é um refresco de modernidade para a sonoridade da cantora que entrega uma das suas melhores performances vocais devido ao insano tom original da canção. E, claro, a canção é daquela lendária performance no MTV Awards em que anunciou a sua gravidez.

4. Pretty Hurts
Álbum: BEYONCÉ
Ano: 2013

Ajudada pela co-composição da sempre afiada Sia, Beyoncé entrega a sua primeira música "denúncia" ao critica com força a indústria do entretenimento e o que os padrões que sociedade impõe sobre as mulheres. Essa épica balada pop é como um grito de liberdade que a cantora abriu o álbum para mostrar que ali começava uma nova era na sua carreira.

3. Crazy In Love (feat. Jay-Z)
Álbum: Dangerously In Love
Ano: 2003

Não por ser apenas o trabalho da cantora como cantora solo que a fez explodir, mas Crazy In Love é uma das pilastras da carreira de Beyoncé. A sua batida hipnotizante, a letras viciante, a presença do, então, namorado/ficante Jay-Z e o seu sensual clipe são momentos que já estão marcados na história da cultura pop definitivamente.

2. ***Flawless (feat. Chimamanda Ngozi Adichie) / Flawless (Remix) [feat. Nicki Minaj]
Álbum: BEYONCÉ /   BEYONCÉ Platinum Edition e More
Ano: 2013 / 2014


Antes de Lemonade (só ressaltando que a lista foi escolhida bem antes do lançamento do álbum e por isso nenhuma das canções foram inclusas nessa lista), Beyoncé já tinha dois hinos sobre empoderamento feminino com algumas diferenças, mas com a mesma força emocional e batida avassaladora. Seja a versão normal ou a remix de ***Flawless existe elementos de profunda genialidade em cada uma: a composição afiadíssima (as alterações da versão remix foi um verdadeiro toque de gênio), a presença do sample do discurso da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie na original e o verso de Nicki Minaj no remix são apenas os melhores momentos de canções avassaladoras.

1. Mine (feat. Drake)
Álbum: BEYONCÉ
Ano: 2013


Apesar das possíveis criticas sobre a presença do Drake na faixa, Mine é uma viagem devastadora e reveladora sobre os sentimentos de Beyoncé sobre o seu sentimentos, em especial sobre uma crise no seu casamento. A composição é de uma sinceridade extenuante e de beleza estética primorosa que o atual cenário pop pouco existe. A estrutura da faixa é extremamente ousada e que quebra qualquer expectativa do começo ao fim assim como a performance melancólica da cantora. Um trabalho inesquecível e genial. 

3 comentários:

G. RLS disse...

Muito legal, agora faz um da Madonna rs . obs: senti falta de "Upgrade u"... É brilhante !

Unknown disse...

Você fez grandes escolhas. Eu só trocaria "Mine" por "Déjà Vu". E reforço o comentário do colega: "Faz da Madonna" ou da "Mariah Carey"

lucas lopes disse...

Super apoio essa lista versão Madonna e Mariah.

Sobre essa lista, senti falta também de Upgrade U e Listen (se essa segunda apareceu,desconsidere). Esse primeiro lugar é excelente, uma das melhores de Beyoncé. Amo essa música.