15 de abril de 2018

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

Torn
Natalie Imbruglia

Para quem é da época pré-internet deve lembrar bem o quanto era difícil ter informações sobre os artistas internacionais quando os mesmo faziam sucesso aqui no Brasil. Mais difícil ainda era saber as traduções das canções que tocavam na rádio. Quem não tinha acesso a MTV, não ouvia rádio que tinha algum programa que fazia traduções "ao vivo" ou não tinha condições de pagar um bom cursinho de idiomas ficava a ver navios, o que era uma grande parte da população na verdade. Então, devido a esse não conhecimento, as músicas que a gente ouvia em outro idioma ganhavam a nossa própria interpretação, principalmente de acordo com a sonoridade da canção, isto é, se a canção era pop deveria falar sobre algo feliz e despretensioso ou se a canção era uma balada deveria falar de amor. Tempos passaram e a gente finalmente descobriu com a ajuda da informática que muitas das músicas que a gente achava que significava certa coisa era na realidade algo completamente diferente. Para mim, o caso mais curioso dessa descoberta foi o mega sucesso Torn da Natalie Imbruglia.

Escolhida como primeiro single do álbum debut da australiana, Torn é na verdade uma regravação de uma canção de 1993 que já tinha ganhado duas regravações até "cair" no colo de Natalie em 1997. O sucesso da versão da cantora foi tanto que a ajudou a ganhar três indicações ao Grammy, incluindo de o de Melhor Novo Artista, vendeu cerca de quatro milhões de cópias e ajudou a definir a cara musical do final dos anos noventa. Obviamente, o sucesso atingiu o Brasil, virando sucesso nas rádios e também na MTV com seu clipe. Todavia, quem ouvia os melódicos acodes dessa soft pop/rock e a voz doce de Natalie poderia imaginar que a canção era uma sentimental e romântica canção de amor. Ledo engano, pois anos depois ao ler e traduzir a composição descubro que a Torn é sobre uma separação devastadora e algumas das suas possíveis consequências.

Ouvindo a versão de Natalie sem saber a letra ou a sua tradução, o ouvinte tem a clara impressão que está diante de uma canção romântica otimista, pois a sua produção dá para essa versão uma atmosfera leve, melódica e quase acústica que transmite uma sensação boa e até reconfortante com a batida perfeita de uma mistura de pop com soft rock. Essa sonoridade criada para Torn não combina em nada com a sua letra, mas que de algum forma é o grande trunfo da produção. A canção narra a desilusão amorosa que a narradora passa depois de acreditar que teria encontrado o homem perfeito, mas que percebeu que era na verdade o famoso "macho embuste". Esse tipo de letra é comum e vários artistas já entregaram canções com essas características. Todavia, a carga emocional na letra de Torn esconde momentos realmente fortes, principalmente no seu refrão:

Eu estou totalmente sem fé
É assim como eu me sinto
Eu estou com frio e envergonhada
Deitada nua no chão
Ilusão nunca se transformou
Em algo real
Eu estou bem acordada e eu posso ver
O céu perfeito está despedaçado
Você está um pouco atrasado
Eu já estou despedaçada

Durante algum tempo surgiram rumores que a canção seria sobre um suicídio, mas que foram refutadas posteriormente. De qualquer, a imagem criada é de uma força que não estamos acostumados em canções pop e, talvez, isso tenha ajudado o sucesso de Torn. Lindamente interpretada pela delicada voz da cantora, Torn é uma das canções que melhor definem até que ponto o pop pode ser profundo sem precisar perder a suas características externa. E, por isso, a canção é o melhor exemplo das aparências enganam de verdade.
nota: 8,5

Um comentário:

G. RLS disse...

Wow dessa não sabia !!