29 de abril de 2018

As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer

O cenário musical brasileiro está intrinsecamente ligado com o mundo televisivo. Em especial, as novelas foram responsáveis pelo sucesso de centenas de músicas ao serem temas recorrentes em folhetins de grande sucesso. Apesar de atualmente as novelas terem perdido parte do seu papel de fenômeno cultural de massa, as novelas continuam a exercer esse papel de vitrine musical para várias músicas de cantores consagrados ou novatos. Em 9 de Dezembro de 2000 aconteceu um verdadeiro momento histórico na nossa TV, mas que seria completamente diferente caso não tivesse essa música de hoje no especial como tema de fundo. O especial de hoje de As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer irá falar sobre...





Love by Grace
Lara Fabian



Para quem assistiu a novela Laços de Família no começo da década de dois mil irá lembra com certeza dessa cena antológica da TV brasileira. Para quem não viu ou é muito novinho para se lembrar, aqui vai uma rápida recapitulação: na novela de Laços de Família, a mimada e egoísta Camila (Carolina Dieckmann) descobre que tem leucemia e, por isso, a personagem decide raspar totalmente o cabelo. A cena do corte do cabelo, então, foi a redenção de Camila, pois o seu impacto emocional foi gigantesco, principalmente devido a emoção crua e real de Carolina, misturando a dor da personagem com a emoção da atriz. A cena foi embalada do começo ao fim pela música Love by Grace de uma desconhecida Lara Fabian.

Nascida no Canadá e de origem belga e italiana, Lara já tinha uma carreira longuíssima em 2000 que data do final dos anos oitenta. Quando lançou o seu primeiro álbum em inglês (intitulado apenas Lara Fabian de 1999), a cantora já era um nome forte lá fora, mas foi com Love by Grace que a cantora teve o seu momento impulsionada pelo sucesso da cena e da novela. Gravada originalmente pela cantora country Wynonna Judd em 1996 e produzida por Walter Afanasieff para Lara, Love by Grace é uma power balada sobre uma pessoa não desistir da pessoa amada e lutar pelo amor. Clichê? Sim, mas um belo e tocante clichê que é cantador por uma Lara elegante e poderosa que lembra, em vários, momentos a Céline Dion. Isso não a impede de dar a sua própria personalidade e dar para a canção uma atmosfera atemporal, ajudando a eternizar uma das cenas mais memoráveis da nossa TV.

Nenhum comentário: