10 de fevereiro de 2011

Especial Grammy 2011

A cerimônia do 53° Grammy acontece nesse Domingo. Esse ano a disputa parece está centrada entre o rap contra o pop com o country como o azarão. Eminem é o favorito da noite com 10 indicações. Acredito que finalmente eles vão premiar em massa o rapper numa espécie de compensação por não te-lo premiado em outros anos quando ele estava no topo da carreira. Mesmo Recovery não sendo o melhor trabalho dele, o álbum conseguiu boas criticas, ótimas vendas e um sucesso esmagador. Correndo por fora está o Bruno Mars. Disputando em sete categorias, sua faceta produtor e compositor deve ter destaque. Outro nome forte é cantor Cee Lo Green com a ajuda do hit Fuck You! pode surpreender  nas principais categorias. Lady Antebellum é o favorito nas categorias country e Lady GaGa deve ganhar no pop com uma boa chance de Katy Perry a superar. Vou analisar as principais categorias do prêmio para ver o que pode acontecer em cada uma.

Record of the Year

Em uma das principais categorias da noite, Eminem deve levar por Love the Way You Lie ao lado da Rihanna. O sucesso mundial deve ajudar a canção que enfrenta uma disputa forte, mas ainda está na vantagem.

Song of the Year

Aqui a situação fica mais disputada. Love the Way You Lie vai bater de frente com Fuck You! e Need You Now. Se eu fosse apostar, colocaria minhas fichas no hit de Cee Lo Green.

Album of the Year

Se a gente for pegar pelos anos anteriores, a disputa vai ficar entre Recovery do Eminem e The Fame Monster da Lady GaGa. GaGa tem chances maiores devido a perder ano passado, mas perde força por ser um EP. Se os votantes voltarem aos bons tempos de vencer o melhor, The Suburbs do Arcade Fire leva fácil.

Best New Artist

Mesmo não conhecendo dois deles, vou apostar em Florence & The Machine. Se o mundo for acabar em 2012, Bieber terá seu primeiro Grammy.

Pop Best Female Pop Vocal Performance

Não entendo por que Bad Romance não foi indicado as principais categorias, mas pelo menos aqui ela é favorita.

Best Pop Vocal Album

GaGa contra Perry. Aposto em Perry. Prefiro GaGa.

Rap

Aposto no Eminem em quase todas. Mas Jay-Z deve levar algum.

Country

Miranda Lambert na categoria feminina e Lady Antebellum nas outras.

Segunda termos o balanço geral. E para vocês quem são os seus favoritos?

Um comentário:

Marina Teixeira disse...

Meus palpites e/ou torcidas:

Acredito que Eminem leve "Álbum do ano", ficaria em boas mãos...

"Gravação do ano" tá beeem disputado - não me surpreenderia se "Need You Now", do Lady Antebellum, ganhasse (sensacional, e foi hit em 2010). Talvez o Eminem leve, mas torço por "Fuck You" (quer dizer, "Forget You", porque os gringos inocentes não sabem o que é palavrão... ¬¬).

Canção do Ano também está bem tenso (no sentido da disputa), mas acho que Eminem leva tb (e torço para "Fuck You", nessa categoria, tb).

"Artista Revelação" torço pela Florence, mas já que a noite parece ser do hip hop, Drake vencer não me deixaria chocada.

Lady GaGa leva "Performance Pop" (não, eu não acredito que colocaram uma versão ao vivo de "Halo" pra concorrer... essa puxação de saco com a Beyoncé chega a ser doentia, cruzes). Ainda bem que o Grammy não indicou a GaGa em Record/Song. No final das contas, BR é "Poker Face" 2 - nada contra, adoro as duas músicas, mas ela se repetiu nas batidas (consigo cantar o refrão de PF em BR, isso é meio bizarro pra mim)

Acho que GaGa leva "Álbum pop", é o prêmio que melhor representaria a própria "revolução" que ela trouxe à música pop nesses dois anos, com certeza. E seria o prêmio de consolação dela, já que - acredito eu - ela não leva Álbum do Ano. Sem querer comparar, mas o prêmio por "aumentar as vendas dos discos em época de crise" já deram para a Taylor Swift (um dos Grammys mais WTF de todos os tempos).

Farei algumas inclusões, como "Performance Pop Masculina", que me parece uma categoria disputadíssima (Michael Bublé, Adam Lambert, Bruno Mars, John Mayer e Michael Jackson, que nem está entre nós para receber um possível Grammy), com muitos vencedores justos. Queria muito que Bublé levasse por "Haven't Met You Yet", ou o Mars - ou Lambert, estou bem dividida. Todos merecem.

"Colaboração Pop", acho que leva GaGa e Beyoncé, pelo buzz da parceria e o verdadeiro acontecimento que se tornou essa música.

No R&B field, torço muito MESMO por Janelle Monáe e o The ArchAndroid por "Best Contemporary R&B Album". O CD é uma masterpiece, e merecia uma vaga nas principais categorias, tanto com álbum quanto com "Tightrope". Putz, mas vale a apresentação dela no Grammy que, com certeza - tomara que seja solo - será sensacional.

Antes de encerrar esse longuíssimo comentário (sorry), ressalto que a área Rap tá difícil. O Eminem pode até levar, mas tá difícil. Jay-Z pode surpreender, mas B.o.B foi um dos destaques de 2010. Não vou subestimar o cara, não mesmo.

P.S: eu até comentaria sobre os "esquecidos do Grammy", como a Rihanna e o Rated R, mas o comment está beem longo, então... deixo para a próxima.