28 de fevereiro de 2011

Faixa Por Faixa

CD: I Am...Sasha Fierce
Artista: Beyoncé
Gênero: Pop, R&B
Vendagem: 6 milhões
Singles/Peak na Billboard: If I Were a Boy (3°), Single Ladies (Put a Ring on It) (1°), Diva (19°), Halo (5°), Ego (39°), Sweet Dreams (10°), Broken-Hearted Girl (Não entrou), Video Phone (Original) (Não entrou), Video Phone (feat. Lady GaGa) (65°) e Why Don't You Love Me (single promocional) (Não entrou)   
Grammy

Vitórias 2010
Best Female Pop Vocal Performance (Halo)
Best Contemporary R&B Album
Song of the Year, Best Female R&B Vocal Performance e Best R&B Song (Single Ladies (Put a Ring on It))

Indicações 2010
Best Rap/Sung Collaboration (Ego feat. Kanye West)
Record of the Year (Halo)
Album of the Year

2011
Best Female Pop Vocal Performance (Halo Live)
Ano: 2008

O lançamento do terceiro álbum da carreira solo da Beyoncé não tinha grandes "pretensões". Já mais do que consolidada como diva da música moderna, sucesso de vendas, criticas e prêmios de todos os tipos e grandezas. Porém, I Am...Sasha Fierce elevou tudo isso a uma nova categoria. Mais independente para dirigir sua carreira sem tanta influência do pai, Bey dividiu seu álbum em duas partes. De um lado a "verdadeira Beyoncé", uma lado suave e romântico. Do outro Sasha Fierce, seu alter ego "safadinho" cantando as músicas dançantes. Com boa aceitação da critica, o álbum foi mais bem recebido pelo público (em especial aqui no Brasil) que o colocou como um dos mais bem vendidos três anos seguidos. Tudo isso impulsionado pelo sucesso dos singles. Três deles hits mundiais: If I Were a Boy, Halo e principalmente Single Ladies (Put a Ring on It). A canção ganhou status de cult devido ao mega sucesso do clipe na internet. Tudo foi coroado no Grammy passado, onde Beyoncé se tornou a mulher a vencer mais gramofones em uma noite só (6), somando assim incríveis 16 na carreira até hoje. Agora é hora de olhar música por música de I Am...Sasha Fierce e vermos o por quê desse sucesso.

Faixas

I Am... (CD 1)


1.If I Were a Boy: (...) apesar de remeter as batidas de Irreplaceable, é completamente diferente de qualquer coisa que ela já tenha gravado. O arranjo é mais pesado alternando partes suaves e partes fortes. Os vocais mostram que hoje Beyoncé é uma da melhores ou, se não, a melhor voz do mundo R&B, trabalhados perfeitamente mostrando o seu lado mais doce e o mais potente dela. A letra é bem elaborada, mais profunda e com ótimas idéias. (...) Ela cresceu e quer dá a cara à tapa sem medo e com isso ganhamos um cantora completa. Seja bem vinda Beyoncé!
nota:7,5

2.Halo:  (...) o single se tornou a primeira música épica da Beyoncé. O arranjo é muito bem trabalhado e bonito, com uma batida que deixa a música com a sensação de grandiosidade sem passar pelo breguismo. Outro ponto alto são os vocais que não utilizam o macete de berros e berros que essas músicas possuem, exceto por alguns momentos em que a Beyoncé faz a transição de um tom para o outro onde ela faz um falsete bem estranho e desnecessário. A letra é forte e bem escrita mostrando um lado triste e romântico que Bey nunca mostrou. (...)
nota:8

3.Disappear: a baladinha meio deprê, meio romântica mostra o lado mais delicado, frágil e sensível de Beyoncé até então. E para a surpresa, essa faceta cai muito bem nela. A canção tem melodia inspirada e humana enquanto Bey não precisa elevar ao extremo sua voz para entregar um desempenho excelente. A letra peca ao ser tão poética e linear, poderia ter dado mais "sentimento". Porém, o resultado é muito bom.
nota:7,5

4.Broken-Hearted Girl: (...) Apesar de sempre levantar a bandeira da mulher em primeiro lugar, Beyoncé abre lugar para uma letra mais ambígua e, digamos, "real". Ao descrever a dualidade de sentimentos de uma garota que ao mesmo tempo ama seu parceiro, mas sabe como ele é e por isso quer o máximo de distância dele. Porém, não sabe como fazer isso. Beyoncé se mostra mais humana e normal, pois sempre passou a postura de mulher independente e segura de si. Isso também de deve ao compositor BabyFace que já trabalhou desde Madonna (Take a Bow) até Whitney Houston ("Exhale (Shoop Shoop) e centenas de outros. Os vocais estão na medida certa para transmitir a emoção necessária: calma, doce e simples. Nada de gritos e fírulas. O arranjo começa bom à base de piano, porém quando ele "incorpora" outros instrumentos, ele não consegue chegar ao um outro nível e parece que a canção empaca e não decola com deveria. (...)
nota:7,5

5.Ave Maria: Para quem conhecia a Beyoncé apenas superficialmente, deve ter estranhado a sua versão para Ave Maria. A música reforça o lado frágil da cantora quando ela pede proteção divina. Honesta e atemporal. O grande destaque da canção é seu trabalho vocal. Se no CD está perfeito, ao vivo ela se coloca um nível a cima de todas as cantoras quando entrega um desempenho contido, avassalador e vocalmente perfeito.
nota:8

6.Satellites: Em certos momentos essa calmaria fica monótona. Em Satellites quase acontece isso. A canção tem letra bonitinha, vocais bem produzidos e letra comportada e adulta. Olhando assim, a canção em tese é chata e sem graça. Mas de alguma maneira estranha, quando tudo reunido a canção melhora devido ao fato de não tentar ser mais do que pode ser. É tudo certinho e bem feito. Não e ótima, mas funciona.
nota:7

7.Save the Hero (digital bonus track): o primeiro bônus do álbum é a música que, talvez, tenha a letra mais forte da parte I Am. Aqui ela questiona sua própria fama ao perguntar "Quem está lá pra salvar a garota depois dela salvar o mundo?". A composição é um desabafo interessante de uma "menina" que há mais de dez anos se tornou espelho de milhões de pessoas e nunca tem tempo de poder ser ela mesma, pois precisa ser forte para os seus fãs. Dito isso, a canção erra por ser pomposa demais. Um arranjo mais calmo e sentimental cairia perfeitamente. Mesmo assim é um trabalho que precisa ser ouvido.
nota:7,5

Sasha Fierce (CD 2)

1.Single Ladies (Put a Ring on It): (...) A música nada se parece com os sucessos feito para dançar de Beyoncé como Crazy in Love e Deja Vu. Aqui a batida é mais cadenciada e bem suingada. É um tipo de R&B há tempos não visto nos Estados Unidos onde o arranjo não foi feito apenas para ter um arranjo. A letra é divertida mais sem o brilho que outras composições de Beyoncé, porém seu refrão cumpre com louvor a missão de ser grudento. Os vocais estão contidos o que tira muita graça do que poderia ser um músicão. (...)
nota:7

2.Radio: (...) Lançada apenas na Alemanha, a música tem a mesma equipe de produção de Sweet Dreams. Por isso é fácil de notar uma grande influencia do hip hop e eletrônico dos anos oitenta. Com um som mais metalizado e uma batida feita para bombar em pistas de danças, Radio mostra uma faceta mais estilizada de Beyoncé voltada ao público mais "club", mas sem perder o seu lado "guetto". A letra mostra de uma maneira lúdica a paixão de Beyoncé pela música. Produzida perfeitamente, a voz dela cumpre seu papel sem maiores citações. (...)
nota:8

3.Diva: (...) Diva é uma versão feminina do single A Milli de Lil' Wayne. Mas é claro que nas mãos de Beyoncé a coisa deu "upgrade". A grande evolução são os vocais que de voz de bagre morto e decomposto de Wayne, temos o sempre competente vocal de Beyoncé, que aqui brinca pela primeira de rapper e se sai muito bem. Outro triunfo é a letra que inverte todo aquele papo de "gangster rapper" para o universo feminino adicionando glamour e inteligência e tirando toda a sacanagem. O arranjo também ganha novos contornos e instrumentos aumentando e melhorando o fator grude de A Milli. O que não melhorou é a voz ao fundo dizendo "I'm Diva" que nos trinta segundos finais são de matar.Mas Beyoncé pode se dar por satisfeita pelo milagre conseguido em transformar uma grande droga em algo “ouvível”.
nota:8

4.Sweet Dreams: (...) Sweet Dreams é de longe a melhor canção do CD. Há algum tempo atrás a canção tinha vazado em demo com o nome de Beautiful Nightmare e quando eu ouvi, pensei: "Uau! Se o próximo álbum dela for nessa levada a coisa vai ser boa". Mas eu realmente não imaginei, devido ao vazamento dela, que ela entraria no CD e muito menos seria single. Sweet Dreams é o casamento perfeito do R&B com o eletrônico. A batida sai fora de tudo que a cantora, mesmo no Destiny's Child, já entregou. Sombria, viciante, vibrante, lúdica. A canção se banha da influencia do último álbum de sua colega de grupo, Michelle Williams, o Unexpected já que tem o mesmo produtor Rico Love, que também fez Hello Heartbreak. Semelhanças à parte, o arranjo consegue passar a atmosfera perfeita para sensacional letra que brinca com a fantasia e o amor de forma belíssima. Beyoncé nos brinda com um de suas melhores performances vocais de sua carreira. Ela sobe um degrau em suas performances já muitos bons e deve ser um dos melhores momentos de sua turnê. Firme, dinâmico e avassalador mostrando porque está acima de suas concorrentes. (...)
nota:9

5.Video Phone: (...) Gravação
Cena 1: Corta para Beyoncé. Vestida no seu melhor estilo Sasha, a pergunta que se faz é: por quê mais um single? Não já tava fechado com chave de ouro com Sweet Dreams? É a síndrome da Rihanna?
Cena 2: A mais safadinha do álbum, Video Phone tem potencial para estourar nas rádios de hip hop mesmo não sendo ótima. Batida guetto que lembra Upgrade U com som mais metalizado e sensual.
Cena 3: se Beyoncé não precisa de muito para cantar essa música pelo menos não cai na premissa de fazer voz de gata no telhado.
Cena 4: A letra é bem divertida. Sasha vai se lambuzar com tantas referencias ao sexo em seu traje minúsculos e suas danças provocantes. Pena que o tema não tem tanta novidade assim já que Mariah usou em Touch My Body. Mas pelo mesmo mostra Bey antenada e atualizada.

O que? Você me quer pelada
Se você gosta dessa posição você pode gravar
No seu celular

Só falta avisar ela se cair na internet.....
(...)

nota:7,5

Deluxe Edition

I Am... (CD 1)

6.Smash into You: (...) Regravação do cantor e compositor Jon McLaughlin que não foi lançado e tinha o nome de Smack into You, a música ganhou um verniz mais elaborado e com a presença perfeita dos vocais de Beyoncé vão do delicado até o forte sem perder o brilho. A letra conta com a simplicidade a sua maior qualidade, apesar de não ser ter a pegada de Broken-Hearted Girl. Mesmo assim a canção tem o potencial de ser uma nova Halo. (...) 
nota:8,5


8.That's Why You're Beautiful: sem dúvidas a faixa é mais fraca do CD 1.Tem uma atmosfera super legal com um toque de guitarra ao fundo e uma voz mais grossa e sexy de Beyoncé. Isso tudo não é suficiente para a canção fica mais divertida e interessante. Arrastada e sem graça. Tão monótona que podia ser descartada.
nota:6

10.Si Yo Fuera Un Chico (Mexican bonus track e Spanish iTunes bonus track): a versão em espanhol de If I Were a Boy mostra que foi conseguido manter o "tema" original sem maiores prejuízos. Do resto tudo igual.
nota:7,5

Sasha Fierce (CD 2)

6.Hello: Quando você ouve Hello pensa: "o que ela está fazendo no lado Sasha?". Não sei, mas é muito estranho. Apesar de uma batida mais forte, a canção tem a cara do lado I Am: a letra romântica dedica ao Jay-Z e os vocais mais dramáticos. É legalzinha e funciona bem ao vivo, mas está mais fora do lugar que bagre no deserto.
nota:7

7.Ego: Ego seria uma fusão entre Upgrade U e Kitty Kat do segundo álbum B'Day. Tem arranjo legalzinho com uma batidinha gostosa de se ouvir. Os vocais sexies e aveludados de Bey são bonzinhos e bem produzidos, mas não chegam a ser sensacionais. A letra tem um duplo sentido que em português realmente ficou muito "explicita" e em pouco momentos bons parece um requente de Upgrade U sem o Jay-Z.
nota:7

8.Scared of Lonely: se Hello era o bagre, Scared of Lonely é a baleia. Só que a canção é um pouco melhor. Com letra mais forte e batida mais potente, a canção é dramatica na medida certa. Mas não é nenhum pouco menos deslocado por isso.
nota:7,5

9.Why Don't You Love Me: (...) Why Don't You Love Me é completamente fora do estilo de Bey, mas é surpreendentemente muito boa. Escrita por ela e a irmã (por isso o estilo "old school R&B" encontra o pop, além de ter os mesmo produtores do último álbum de Solange), a música narra à tentativa da mulher "perfeita" entender por que o amor da vida dela não a ama. Com isso a letra traz perolas como "Eu até tenho dinheiro na minha conta" ou "Tenho bunda, tenho coração", mas dita com elegância e um pouco sarcasmo inteligente. A batida é uma das melhores do álbum mesmo parecendo algo que a irmã faria. Dançante sem cair no lugar comum e completamente viciante. Vocalmente, Bey não precisa de muito esforço para cantar,mas é um bom ver uma performance mais aguda e com um sexy "poema" no começo. (...)
nota:8

2009 Deluxe Edition

17.Poison: incluída também na versão The Bonus Tracks EP, a canção parece mais uma demo que não encaixa aqui, nem no B'Day ou no Dangerously in Love. Na combina com Bey de maneira nenhuma. Mas não é ruim. Só não tem a força ou pegada necessária.
nota:6


18.Video Phone (feat. Lady GaGa): (...) A música ganha uma batida mais pop. O climão já começa na inserção de efeitos de faroeste logo no começo. Então entra Beyoncé/Sasha já cantando os primeiros versos já conhecidos não mudando nada. Então como em um quase salvamento a travego GaGa aparece. De uma batida mais metalizada e hip hop vem um pop mais cadenciado e provocante. A letra escrita por GaGa eleva a música de uma maneira fantástica. Suas referencias pop e sua voz mais "saliente" leva a música a outra direção. Então ajudada por GaGa a parte final de Beyoncé fica ainda melhor e mais provocante mostrando que a decisão de colocar a GaGa no meio da canção foi acertada. A música termina de forma satisfatória. (...)
nota:8,5

Platinum Edition

14.Ego (Feat. Kanye West): o rap de West não muda muita coisa em Ego. Claro se você não gosta dele vai odiar os maneirismos que ele faz logo no começo da música.
nota:7


16.Honesty: regravação apenas correta do sucesso do cantor Billy Joel.
nota:6

4 comentários:

lucas lopes disse...

eu ainda fico com B´DAY. Minhas favoritas de I Am, são sattelites, smash into you, e ego, que é minha favorita de todas as músicas já feitas por ela em solo, não sei Ego, tem um apelo tão grande, não há palavras, simplesmente amo! é um bom cd? É! mas, para mim, ainda faltou algo, que já faltava em B´DAY.

Mah Fonseca disse...

Não vou comentar sobre o Faixa por Faixa, mas sim gostaria de fazer um pedido, como não sabia aonde fazer isso, então faço aqui mesmo.
Gostaria que aqui no blog você fizesse o Top5 da Madonna, como foi feito com a Britney Spears, e com direito a Fundo do Poço! Lógico se possível!
Obrigado!

Jota disse...

Mah Fonseca

Obrigado pela visita.
Repondendo: fiz uma lista há algum tempo com as músicas da madonna. Então, seria redundante fazer outra já que teria o mesmo top cinco, apesar de não ter o pior. Aqui está o link http://sosingles.blogspot.com/2010/03/essencial-madonna.html

Valeu e volte sempre!

Mah Fonseca disse...

Obrigado! Adorei a lista dos melhores de Madonna e concordo plenamente!