11 de fevereiro de 2011

Express Yourself

Born This Way
Lady GaGa

Parafraseando a Rihanna: "THE WAIT IS OVA". Lady GaGa lançou hoje a música Born This Way, primeiro single do seu álbum homônimo. A última vez que rolou um burburinho tão grande em relação ao um lançamento de uma música foi quando Madonna lançou 4 Minutes. Mas com GaGa a situação foi aumentada devido ao momento do lançamento. Não bastasse o próprio barulho que GaGa já faz, o esquema de lançamento e divulgação foi perfeito. Sendo liberado aos poucos (primeiro a revelação do nome e um trecho cantado pela própria no MTV Awards, depois a letra polêmica, as noticias sobre o clipe e por fim o lançamento da capa do single envolto em mais polêmicas devido a semelhança com o "design" usado pela Kylie Minougue no álbum X), Born This Way ainda será apresentado ao vivo no Domingo no Grammy. E todos já sabem que apresentações de GaGa ao vivo sempre dão o que falar. Soma a isso o fato dessa temporada ser uma das mais concorridas para a música pop nos últimos anos e temos o momento perfeito para se lançar um hit. A hora é a certa, mas é a música?

A espera por Born This Way fez todos pensarem "o que vem por aí?". GaGa prometeu o melhor álbum da década. Um álbum para não decepcionar seus fãs. Falar sobre as coisas que "te metem medo e te deixam acordados durante a noite". Foi falado em revolução do pop. Isso seria feito como? Desde a invenção do auto tune, a música, principalmente a pop, não mudou. Apenas reciclou o que já havia. GaGa sabe disso, pois ela é o principal nome dessa onda. Ela sabe quem usar como base. Ela sabe como atualizar o que já existe. Sabe o que o "povo" quer e dá para eles sem pudor. Ela é a rainha da estratégia. Ela sabe quem é seu público. E ela entregou o que prometeu, pois mesmo não revolucionando nada, ela vai fazer muita gente acreditar nisso com Born This Way.



Tudo isso que eu disse no parágrafo anterior, GaGa entrega em Born This Way. A música não muda ou acrescenta nada no hall da história da música. Mas não que não vai fazer muito barulho. Musicalmente, a canção é completamente diferente do que se esperava. Eu acreditava em algo mais dramático, rock e dark. Mas GaGa faz um pop divertido e dançante, mas há uma mudança interessante na sonoridade dela. Born This Way é a música mais pop "raiz" que ela já fez. Tem elementos do eletrônico, mas em sua alma a faixa é pop. É pop como muito tempo eu não via. É o final dos anos oitenta de volta. É a versão moderna de Express Yourself. Sim, Born This Way é a filha mais nova de um dos clássicos da rainha do Pop. Em certos momentos é quase como se GaGa fosse começar a cantar o refrão de Express Yourself. Adiciona um pouco do pop chiclete dos anos noventa e temos um arranjo bem feito, divertido e contagiante com um dos seus refrões mais viciantes da carreira dela. Tudo num pacote perfeito para estourar nas boates mundiais, principalmente naquelas onde Cher é a rainha. GaGa mostra que é uma filha da p*ta de QI acima da média e escreve a sua composição mais estilizada e direta. Não há como negar ou criar fantasias que GaGa escreveu a letra em busca de se consagrar no meio GLS. Ela quer isso. Ela precisa disso. Ela luta por isso. Ela defende a igualdade com unhas e dentes em uma letra bem sacada na sua melhor composição até hoje. Não há como não deixar de cantar no refrão. Há um pouco de Dance in the Dark na parte "falada", o que deixa a música um pouco longa. Outro ponto importante é que a voz de GaGa parece menos "trabalhada" e mais natural. Consegue-se ouvir o real timbre dela nos versos. Já disse e repito: GaGa não tem uma voz incrível, mas não impede que ela domine a canção. Além disso, aqui podemos identificar a sua voz dando a ela mais personalidade. Não, GaGa não veio pare revolucionar, mesmo ela acreditando nisso. GaGa é um produto e se vende como um. Ela é mistura de Madonna e CIA. Ela é apenas uma cópia bem feita. Mas, meu Deus, como ela é boa da forma como nasceu. Essa é a Lady GaGa, gostem ou não.
nota:8

3 comentários:

lucas lopes disse...

menos meu caro, menos!

Unknown disse...

concordo plenamente com tudo que foi dito...principalmente a parte que não revilucionou nada...mas vai fazer MUITA gente acreditar que sim...melhor review que vi até agora da música e da artista.

Jota disse...

Valeu e voltem sempre!