17 de janeiro de 2013

3 por 1 - Lupe Fiasco

Bitch Bad
Lamborghini Angels
Battle Scars (Feat. Guy Sebastian)
Lupe Fiasco



Sempre critiquei o uso de expressões vulgares e concepções preconceituosas em letras de músicas em especial as de hip hop. Claro, essa minha visão não é apenas de quem está do outro lado da canção, mas também de quem faz. Esse é o tema de Bitch Bad do rapper Lupe Fiasco segundo do single do álbum Food And Liquor II The Great American Rap Album Part 1.

O rapper fala sobre como a imagem da mulher é construída no mundo do hip hop com a utilização da expressão "bitch" e todas as conotações negativas e como isso entra nas mentes de jovens garotas e como elas vão se enxergar no futuro. Corajoso e extremamente direto, a composição tem como ponto positivo sua honestidade. Dito isso, a canção perde bastante força com a uma produção fraca e sem inspiração e mesmo com o bom desempenho de Lupe, Bitch Bad fica só na boa ideia.

Sem nenhum medo te enfiar a mão na ferida, Lupe faz uma importanate critica social sobre vários problemas desde abuso infantil até os abusos de soldados americanos em terras estrangeiras no single Lamborghini Angels . Se novamente ele acerta no conteúdo, erra na forma dada para a canção. Melhor que o single anterior, a canção tem uma produção até interessante só que não valoriza o material que tem com um arranjo estranho e uma duração rápida demais.

O curioso é que ele só acerta na produção quando toda a força de composição é diminuída na canção com teor de auto ajuda. A canção Battle Scars, que também serviu de single oficial para o cantor australiano Guy Sebastian, fala sobre superar as cicatrizes da vida com uma estrutura similar do "rapper + cantor". Acontece que tudo foi bem produzido com um arranjo certo para a canção e os bons desempenhos dos dois artistas envolvidos que Battle Scars se transforma em uma canção cativante.

nota
Bitch Bad: 6
Lamborghini Angels: 6,5
Battle Scars: 7,5

Nenhum comentário: