16 de janeiro de 2013

Primeira Impressão

Warrior
Ke$ha

 Uma pergunta que surgiu recentemente e parece não ter resposta é: por que o álbum Warrior da Ke$ha está flopando lindamente? Sinceramente, eu não encontro nenhuma razão clara e racional para esse fato. O público cansou do pop farofa? Se fosse assim o single Die Young não teria o sucesso que alcançou. O massacre na escola americana e o boicote do single já citado nas rádios? Não, já que a tragédia aconteceu depois. Basicamente é flop pelo simples fator de flopar. E Warrior nem é um álbum tão ruim como se podia esperar.

Não sendo uma obra prima, Warrior é um trabalho ok ainda mais se compararmos com o debut dela, o ruim Animal. No trabalho com produção quase integral do Dr. Luke com algumas parcerias com Cirkut e Benny Blanco, Ke$ha mostra que tem personalidade ao seguir um caminho mais rock. Não que seja uma mudança profunda e significativa, apenas umas pitadas aqui é ali que ajudam a criar uma atmosfera mais estilizada. Não espere grandes trabalhos de arranjos para as canções: tudo é "rasteiro", comercial, radiofônico e quase dispensável. As composições são rasas como um pires de café alternando do "foda-se o mundo, somos uns porra loucas e queremos nos divertir" até "sou a Taylor Swift versão sujinha e faço canções de amor para choramingar minas magoas". Uma coisa posso elogiar: ao contrário de outras cantoras pop, ela escreve suas próprias música. Já é alguma coisa de boa. Assim como o menor uso do auto tune em alguns momentos é bem vindo, apesar de mostrar que vocalmente Ke$ha é apenas uma voz normal. Contudo, na maior parte do tempo o uso do artifício é quase irritante e não ajuda em nada na construção da maioria das canções. Com adição de influências de rock em Warrior, os melhores momentos ficaram nas faixas que buscaram suas "bases" no estilo começando pela que dá nome ao álbum Warrior, passa por Thinking of You e Crazy Kids e chega na baladinha divertida Wonderland. O posto de melhores ficam para Dirty Love com o dinossauro do rock Iggy Pop e Gold Trans Am que é uma mistura de We Will Rock You e I Love Rock'n'Roll. No outro lado temos a tenebrosa Supernatural, a chata Only Wanna Dance With You e a simplesmente ruim Wherever You Are. Se ainda não tinha entendido como a Ke$ha fez sucesso, ficarei ainda mais o motivo dela ter flopado.

Um comentário:

Unknown disse...

Pensei q vc não fosse fazer o comentário do álbum Warrior, demorou. Mas q bom q vc admitiu a melhora da Ke$ha. Só não entendi a crítica a Wherever You Are (uma das minhas preferidas do álbum). Out Alive pra mim devia virar hit. Bjos!