10 de janeiro de 2013

Primeira Impressão

True (EP)
Solange

Faça a seguinte mistura: pegue a Madonna dos anos oitenta, acrescente um pouco de Sade, Emeli Sandé, Erykah Badu, India.Arie e outras divas contemporâneas do R&B e soul. Misturou? Pense em um trabalho com toda essa mistura? Conseguiu chegar ao um resultado? E se eu te falar que já existe algo parecido com isso, você acredita? Esse trabalho chama-se True e é um EP lançado no finalzinho do ano passado. Contudo, quero que vocês fiquem mais pasmos ainda já que a dona desse EP é a Solange Knowles! Sim, a irmã bem menos famosa da Beyoncé. Completando o pacote digo e afirmo com todas as letras que True é um trabalho simplesmente genial! Para quem não conhece a irmã da Beyoncé vale antes uma rápida biografia.

Solange Piaget Knowles, mais conhecida com a irmã da Beyoncé começou a carreira bem cedo assim como a irmã mais velha. Quando o Destiny's Child virou um trio com a Michele, o pai dela e empresário das duas irmãs cogitou colocar Sol como quarta integrante do grupo, mas a ideia não foi para frente apesar dela ter feito vai participações especiais em shows e como backvocal em algumas canções do grupo e na carreira solo da irmã. Sol lançou o primeiro álbum de sua carreira em 2004 intitulado Solo Star. Com apoio do pai, da irmã e de uma constelação de produtores de renome que iam de Timbaland passando por Linda Perry e Jermaine Dupri chegando até o trio The Neptunes. Contudo, o álbum foi um grande flop vendendo até hoje cerca de 115 mil cópias e com quase nenhuma repercussão positiva na mídia. Para piorar, a irmã tinha feito o mega sucesso um ano antes com seu álbum de estreia na carreira solo Dangerously In Love. Dando uma parada na carreira, ela se casou aos dezessete anos no final de 2004. Após a separação em 2008, ela começou a trabalhar no segundo álbum da sua carreira. Sol-Angel And The Hadley St. Dreams marcou uma mudança significativa com produção mais adulta em busca de uma sonoridade neo soul com pegadas de eletrônico e pop. Solange conseguiu sair um pouco da sombra da irmã ao menos em quesito de critica já que o trabalho foi muito bem recebido pela critica. Cinco anos após o lançamento do segundo álbum, ela está preparando o terceiro trabalho e aí que entra o EP True.


O EP foi lançado como uma prévia do que o terceiro e ainda sem nome álbum da Solange vai lançar esse ano. É nítida a vontade dela de cada vez se distanciar da sombra da irmã famosona, mas há uma vontade maior dela de criar não apenas uma imagem própria e, sim, uma imagem realmente boa. E isso ela consegui. Trabalhando com o produtor Dev Hynes com quem ela já tinha trabalhado, True mostra a vontade de Solange de buscar em outra época uma sonoridade madura e refinada. Como disse no primeiro parágrafo, ela busca nos anos oitenta esse som numa mistura sensacional de várias referências hoje já clássicas como Madonna e o soul music da época criando pérolas preciosas. A produção aposta em um tom romântico, simples e lindo com uma atmosfera que além de retrô tem um toque fantasioso que apenas agrega mais sentimento e força para as sete canções de True. Um trabalho atemporal de grande criatividade ainda mais com as enormes e deliciosas pitadas de funk e eletrônica na media certa. Solange não possui a voz "gigante" da irmã, mas ela encontrou não apenas seu nicho como também a sua melhor maneira de se expressar. A sua voz "smooth, graciosa e delicada acha o lugar perfeito para encantar ao cantar as simples e melódicas composições falando sobre amor e algumas de suas vertentes. A união de tantas qualidades resulta em um trabalho perfeito que têm como ponto alto todas as canções. Se esse é apenas a "prévia" do que vem por aí, meu Deus do Céu, o álbum inteiro será um trabalho para entrar para história. Mesmo sendo apenas um EP, quem diria que o melhor trabalho de um Knowles não seria da Beyoncé.

Nenhum comentário: