4 de janeiro de 2013

Os 50 Melhores Singles do Ano

Part.I
Part.II
Part.III
Part.IV
Part.V


Final


5.Runaways
The Killers
"Runaways é uma balada rock épica com toques de new wave e mesmo transpirando um atmosfera de mais de vinte anos a trás tem um frescor contagiante. A canção tem uma composição magistralmente elaborada para contar uma história de amor, mas sem perder o foco na construção harmônica e original da disposição da letra resultando em um refrão poderoso. Além disso, tematicamente Runaways fala sobre a continuidade de um amor e como ele muda ao passar dos anos. Só com isso já ganhar uma menção honrosa pela ousadia, mas, além disso, a letra Flowers é sensacional: densa e poderosa. Assim com o arranjo, o vocal de Brandon é espetacularmente bem produzido e merecem destaque pela profundidade que conseguem dar para o sentimento necessário para embalar a composição avassaladora. Rudo isso em uma atmosfera que mistura U2, Springsteen, Journey, Eurythmics e mais uma turminha. Quando você terminar de ouvir a canção estará sentado ao lado de Michael J. Fox esperando Voltar para o Futuro."
Resenha


4.Swimming Pools (Drank)
Kendrick Lamar
"A música é um rap puro e tradicional, mas ganha uma verniz que apenas a visão de um artista novo pode dar. Começa pela composição quando Kendrick resolve falar sobre bebida. Normalmente, a maioria dos rappers iria falar apenas do que vem de "bom" do fundo da garrafa, as festas, as gostosas, as bebedeiras em si. Com a incrível letra de Swimming Pools (Drank) disserta sobre todas as facetas do consumo de álcool como suas delicias e suas agruras. Em uma espécie de combate entre Kendrick e sua consciência vemos um rapper inspirando conseguindo mudar de "voz" sem parecer esquizofrênico e dar personalidade para a canção. O produtor T-Minus cria uma canção rap atemporal com um toque moderno que apenas eleva a canção a parâmetros altíssimos. O mundo gira e ainda continua o mesmo: para fazer música boa é só fazer uma canção boa."
Resenha


3.Skyfall
Adele
"O grande mérito da canção é unir perfeitamente a atmosfera clássica dos temas de James Bond e a personalidade grandiosa de Adele. Quando ouvimos a música sabemos que tem a marca dela na hora, mas também sabemos qual é o seu foco. Já vi críticos falarem que a canção é previsivel. Posso até concordar, mas é previsível nunca soou tão bem. Começa pela produção grandiosa de Paul Epworth que pega referências nítidas da trilha sonora dos filmes para construir um arranjo poderoso, atemporal e rico na sua instrumentalização com a ajuda da orquestra de J. A. C. Redford. Um primor. Alguém duvida que Adele é a dona da voz dessa geração? Eu não, pois quando ela resolve humilhar ela consegue sem muito esforço. Seguindo em crescente cheio de um sentimento forte e refinado ao estilo apocalíptico que a composição sugere. Não um sentimento literal, mas de uma maneira mais psicológica o que tem tudo a ver com a trama do filme. Acho o começo simplesmente genial com um refrão sensacional, mas ela perde um pouco do foco na parte final só que não perde a qualidade. Se a Academia Cinematográfica não continuar tão pé no saco com as normas para a escolhas das canções que concorrem ao Oscar poderemos ver Adele sentada ao lado dos grande de Hollywood ano que vem. E quem não vamos ver ela sendo chamada para pegar sua estatueta dourada. Cacife ela tem e muito."
Resenha


2.My Kind Of Love
Emeli Sandé
"Imagine o seguinte: uma cria da Adele com a India.Arie. Esse seria, mais ou menos, o tom que ela alcança em My Kind of Love. Em uma canção de uma força quase animalesca, Emelidá vida como poucas vezes eu pode ouvir. Tente imaginar Kate Winslet em uma interpretação acachapante onde ela tenta mostrar o tamanho do amor que ela sente. Seria isso que Emeli faz ao interpretar My Kind of Love. Do começo ao fim, ancorada por uma arranjo magnífico que ressalta o poder de uma power balad R&B com todo o refinamento do soul, ela carrega com uma sabedoria qause espiritual cada palavra, cada frase e cada emoção. My Kind of Love é mais que apenas sentido. É um momento quase tocável de tanta força que está em sua criação. A composição poderia deixar o mais rude dos homens, se nele existe um coração de verdade escondido, um criança de colo chorando"
Resenha


1.Thinkin Bout You
Frank Ocean
"Frank Ocean constrói um R&B minimalista, mas de um poder assustador. Thinkin Bout You fala sobre a dor de quando a pessoa que a gente ama não corresponde a esse sentimento. A dor da rejeição impressa na canção é um sentimento tão poderoso que a forma magistral que Frank fez uma composição atemporal capaz de se comunicar com qualquer pessoa de diferentes raças, crenças, sexos, sexualidades, idades. Aqui vemos ele se declarar no primeiro verso ainda meio sem jeito, no segundo ele tenta não transparecer a importância desse sentimento o transformando em algo mais carnal e por fim deixando se levar abrindo o coração de maneira mais aberta imaginável. Porém, a composição vai bem mais longe quando se lê nas entrelinhas. A canção fala sobre o primeiro amor de Frank e no terceiro - e melhor verso - vemos mais claramente:


"Sim, claro
Eu me lembro, como eu poderia esquecer?
Como você se sente?
E se você fosse minha primeira vez
Um novo sentimento
Ele nunca vai ficar velho, não na minha alma
Não em meu espírito, mantenha vivo
Vamos por este caminho
Até que mude a cor para preto e branco"


Frank conduz a música de maneira cativante com os vocais em estado de perfeição lembrando certos momentos o Price com o seu falseto brilhantemente colocado nos momentos certos e buscando uma interpretação mais "forte" para balancear tudo. A produção da canção se foca em construir uma delicada, simples e sensacional obra de instrumentalização impressionante devido ao seu minimalismo sonoro quando na verdade se mostra bem complexo. Só que é preciso prestar muita atenção deixando de lado o resto da canção. Só que o casamento entre todas as parte envolvidas cria uma sensação de plenitude arrebatadora. Em outras palavras: simple is the new black."

Resenha

Nenhum comentário: