2 de agosto de 2013

Leave Aaliyah Alone!

Don't Think They Know (feat. Aaliyah)
Chris Brown

Aaliyah foi um dos maiores nomes do R&B/soul musica durante os anos noventa. Ao lado da Brandy e da Monica, ela dominou as paradas durante anos com hits e milhões de álbuns vendidos. Contudo, Aaliyah foi mais além quando teve a colaboração de dois novos produtores da época: Missy Elliott e Timbaland. Com eles ela lançou o álbum One in a Million que vendeu cerca de 8 milhões ao redor do mundo em 1996 que ajudou a aumentar sua popularidade imensamente. Então, Aaliyah começou a se dedicar a outros empreendimentos como a carreira de atriz. Infelizmente, no dia 25 de Agosto enquanto voltava de uma gravação de um clipe nas Bahamas para promover seu terceiro álbum que tinha sido lançado poucas semanas antes, o avião onde ela e mais oito membros de sua equipe estavam caiu matando todos a bordo. Ela tinha apenas 22 anos e tinha uma carreira inteira pela frente ainda mais depois de seu terceiro álbum ser aclamado pela critica como um dos melhores dos últimos anos. Claro que sua morte a elevou ao posto de "lenda" e nunca saberemos se ela continuasse viva como estaria sua carreira, mas é certo que ela continua a influenciar jovens cantoras até hoje.

Como todo artista morto de tempos em tempos surge algo novo relacionado ao nome de Aaliyah. Seja um sample, uma música gravada e nunca lançada ou até mesmo uma participação em uma canção de um artista contemporâneo. Sim, mesmo falecida Aaliyah ainda faz featuring. A façanha dessa vez foi feita pelo Chris Brown na música Don't Think They Know no momento que a produção de Mel & Mus pegou uma canção que Aaliyah tinha gravado com a banda Playa regravou/refez usando apenas a parte da cantora e adicionou a parte de Chris.

Lançada como single do próximo CD de Brown (X), Don't Think They Know é um R&B bem feitinho, mas que não convence ou empolga. É bom ver que foi respeitada a memoria de Aaliyah em uma boa participação que faz lembrar do talento da jovem e imaginar o que ele poderia ter sido. Também é legal ver Chris voltando com tudo para o estilo que ele começou, mas sua apática atuação junto com uma letra boba que, parece, é direcionada para a Rihanna. Nem mesmo a produção sólida e mais clássica ajuda muito já que ela não acrescenta nada de interessante na canção. Mesmo com boa intenção, mas deixar quem já morreu descansar realmente em paz. Por favor!
nota: 6

Um comentário:

lucas lopes disse...

Amo Aaliyah, bons tempos de Try Again, tenho esse terceiro disco hormônio, muito bom, ainda ouço. E concordo plenamente, leave she alone, please!