25 de abril de 2015

A Maturidade de Adam

Ghost Town
Adam Lambert

Mesmo sem nunca ter realmente estourando em vendas, Adam Lambert se tornou um dos participantes de um reality show musical, no seu caso o American Idol, com a carreira mais sólida e elogiada pós-reality. Depois de dois bons álbuns lançados, Adam ganhou ainda mais destaque ao "assumir" os vocais da banda britânica Queen em turnê substituindo, com dignidade e ganhando elogios, o vocalista lendário da mesma, Freddie Mercury. Essa experiência parece ter surtido muito efeito em Adam, pois é nítido ouvir a sua evolução dele como cantor e performer. Essa evolução também deve afetar a sua sonoridade como é possível notar no seu novo single, a ótima Ghost Town.

Primeiro single do seu próximo álbum The Original High, Ghost Town é uma considerável evolução/mudança na sonoridade de Adam: sai o pop/glam rock de For Your Entertainment pop dance/eletrônico de Trespassing e entra um pop contemporâneo/adulto/eletrônico com uma pegada bem dark e amadurecida. Com isso, Ghost Town se torna uma canção excepcionalmente ousada quebrando expectativas. A produção de Max Martin e Ali Payami dá para a música uma atmosfera melancólica e classuda ao começar com um arranjo à base de violão evocando uma atmosfera acústica. Tudo é quebrado quando no refrão a música muda para uma batida eletrônica, mas, felizmente, longe do ultrajante "batidão farofa". O que se ouve aqui é uma batida bem encorpada emanando uma especie de melancolia que combina perfeitamente com a interessante letra falando sobre solidão. Cheia de elementos referenciais bacanas e uma inusitada mistura de Lana Del Rey com refrão de David Guetta, Ghost Town retrata com classe o sentimento de sentir só no meio de uma cidade com milhões de pessoas. Por fim, Adam entrega uma performance contida, sentimental e inteligente em saber qual o momento de soltar a fera dentro dele. O ponto negativo da canção é o seu "meio" que poderia ter sido melhor trabalho para não soar como se fosse exatamente como a primeira parte. Apesar disso, Adam Lamber entrega em Ghost Town um verdadeiro "músicão". Nada de mal para alguém que sai derrotado de um reality show.
nota: 8

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom, mas acho que vc deveria tnetar migrar o blog pra uma página no facebook,. acompanho seu trabalho desde 2008, tá de parabéns

Jota disse...

Muito obrigado pelos elogios! Em relação a migração, nesse momento não há nada programa, mas no futuro há planos! Valeu e volte sempre!