29 de abril de 2015

Como Será?

American Oxygen
Rihanna

Já com três canções lançadas que devem fazer parte do seu oitavo álbum ainda não sabemos exatamente como será o caminho tomando pela produção para a sonoridade da Rihanna. Normalmente, nesse estágio já podemos saber ou, ao menos, ter uma ideia de como será o "conceito" do álbum, mas devido aos singles da RiRi está impossível até imaginar: FourFiveSeconds foi um pop/R&B/folk, enquanto Bitch Better Have My Money é RiRi fazendo hip hop "pesadão" e, mais recentemente, veio American Oxygen dando mais uma quinada na sonoridade da cantora.

Esqueça qualquer uma das canções já lançadas, pois American Oxygen mostra a cantora de barbados em uma nova faceta: engajada politicamente. Assim como o clássico Born In The U.S.A. de Bruce Springsteen, American Oxygen é sobre o tão amado/odiado "sonho americano" e como ele pode ser devastador na vida de uma pessoa tanto para o bem, quanto para o mal. A letra mostra a evolução de Rihanna como artista, pois, além de tocar em um assunto "de adulto", também mostra seu lado pessoal refletindo na sua própria experiência pessoal. Não é genial, contudo, pois não se aprofunda ou mostra maior critica reflexiva. Vocalmente, Rihanna continua na sua melhor fase mesmo não sendo tão boa quanto em FourFiveSeconds. O ponto de questionamento é a produção da canção: American Oxygen é pop contemporâneo com toques de EDM e rock, mas que acaba sendo montado como uma balada "épica". Com produção de Alex da Kid e Kanye West, a canção sozinha é boa, mas, eu pergunto, como ela se encaixará no álbum que deve ser lançado esse ano? Será que RiRi terá um álbum "frankenstein"? Será isso um trunfo ou uma bomba? Ou tudo vai se interligar em um conceito? Como será esse álbum: o grande momento da Rihanna ou o seu fundo do poço?
nota: 7

Um comentário:

Anônimo disse...

Me lembra (não a sonoridade) a era "American Life". Eu gostei, mas acho a canção arrastada... funciona com o clipe. Poderiam ter investido/desenvolvido/prolongado a batida que começa aos 48 s. É genial.