30 de abril de 2015

The Best...So Far 2010 - 2014 (Parte 7)




40.Nothing's Real But Love
Rebecca Ferguson

"Lembrando uma versão mais pop de Macy Gray, mas não menos soul, graciosa e bela. Poderia cair muito no clichê, mas Rebecca parece consciente do instrumento que tem. Cada momento de Nothing's Real But Love é valorizado pela graça e força que ela dá canção. A produção a cargo de Eg White (que trabalhou com Adele e Duffy) dá uma atmosfera meio acústica no começo da canção explodindo em uma poderosa construção sólida com a introdução de uma contagiante banda de apoio que apenas multiplica a qualidade de Nothing's Real But Love."

39.Thrift Shop (feat. Wanz)
Macklemore & Ryan Lewis

"Vocês, caros leitores, podem perguntar qual o assunto de tão boa canção? Respondo: de nada. Nada exatamente não é, mas Thrift Shop fala sobre comprar em um brechó. Sério. Outra pergunta que vocês podem fazer: como uma música sobre um assunto tão banal pode render algo bom? Simples: talento. Escrita por Macklemore, Thrift Shop é uma ode ao ato de comprar por preços baixos qualquer coisa (nos Estados Unidos não se vende apenas roupas em brechós) extremamente hilárias, desprendida de intenções mais profundas ou metáforas, cheio de referências e simplesmente contagiante. Não tem como não rir quando ele fala do estado que encontrou as roupas e mesmo assim resolveu usá-las já que estavam uma "pechincha""

38.Retrograde
James Blake

"Retrograde, primeiro e único single lançado até agora de Overgrown, é um viagem sonora na cabeça de um artista impressionantemente diferente. Sua interpretação para a composição magistral de sua própria autoria falando sobre solidão de maneira cativante é um trabalho ousado, com uma força motora quase transcedental e um trabalho técnico único."

37.Colder Weather
Zac Brown Band

"Antes de saber do que a letra ou mesmo sem saber inglês é difícil não se deixar comover pela interpretação comovente do vocalista Zac Brown. Com sotaque característico do country americano, Zac consegue criar uma conexão com qualquer pessoa que sabe que ele está sofrendo de amor. A produção primorosa do arranjo cria uma música atemporal. Há um toque dramático tão forte que quase se pode tocar."

36.Black Skinhead
Kanye West

"Black Skinhead é um manifesto mais do que aberto é uma manifesto escancarado, visceral e contundente sobre racismo. Bem mais cometido em suas palavras, mas não menos ácido em sua critica social apurada e inteligente. Claro, não bastaria apenas essa consciência para criar uma composição tão poderosa como a de Black Skinhead, mas é necessário muito talento para construir uma letra tão perfeito e magistral."

35.Flawless (Remix) [feat. Nicki Minaj]
Beyoncé

"A batida crua e bem urban continua perfeita e as suas modulações de cadencias parecem fluir melhor na reestruturação feita. Colocar Nicki com featuring poderia ser um risco: sua personalidade funcionária ao lado de Beyoncé? A resposta é sem dúvidas um grande sim já que a rapper dá conta muito bem da tarefa entregado uma das suas participações mais inspiradas nos últimos tempos."

34.Berzerk
Eminem

"Aqui fica bem claro que Eminem não deve apenas olhar para trás para dar nome ao novo trabalho, mas também para sua sonoridade incial e para o som que os "originadores" do hip hop. Produzido pelo grande Rick Rubin, Berzerk é uma porrada na nossa cara. Não leve isso pelo lado ofensivo, pois essa porrada é a melhor que o público poderia receber. A mistura de hip hop com rock e a produção grandiosa cria um arranjo visceral e intenso. Estamos diante de uma viagem sonora da melhor qualidade unindo o ontem e hoje da maneira como se deve ser."

33.Hell On Heels
Pistol Annies

"Quem sabe um pouco de inglês, sabe que a tradução de Hell On Heels seria "Inferno sobre Saltos". E isso que o trio encarna na música: femme fatale com más intenções. A letra inspiradíssima conta a história de uma garota que usa seu charme para conquistar homens e depois dar golpes neles arrancando a carteira e o coração. Seguindo uma linha raiz do country flertando o tempo todo com o folk, Pistol Annies entrega um arranjo sexy, misterioso e adulto na medida que ele cresce ao longo da canção. Um trabalho primoroso. Cada uma das três tem "solos" na canção e mesmo parecidas, todas conseguem mostar originalidades e competência."

32.You And I
Lady GaGa
"Yoü And I já nasce de certa maneira já predestinada a ser uma balada pop épica. GaGa foi extremamente esperta ao fazer apresentações da canção apenas ao piano muito antes do lançamento do Born This Way. Ela testou a resposta da platéia com a canção e viu que "deu liga". Mais a versão em estúdio saiu melhor que a encomenda. GaGa acertou no alvo ao chamar um especialista em "músicas épicas" para dar a forma em Yoü and I: Robert John "Mutt" Lange. O produtor foi reponsável por inúmeros sucessos de nomes como AC/DC, Def Leppard, Foreigner, Bryan Adams e na época que era marido de Shania Twain, foi produtor do sucesso Come on Over. De Mutt a música ganhou uma sofisticada, poderosa e pungente base misturando rock e pop na batida da bateria, no riff da guitarra e nos toques do piano. A grande sacada da música é o uso do sample. Aquela já familiar e quase transcendental batida da música We Will Rock You do Queen. Quem nunca na vida não fez o "tum, tum, tum, bate palmas"? Além do sample, Yoü And I ganhou a participação do guitarrista da banda Brian May."

31.Mirrors
Justin Timberlake


"Mesmo seguindo o mesmo esquema de construção de What Goes Around..., a evolução rítmica aqui é perceptivel a desde a primeira nota: a produção acachapante dada para a canção cria um arranjo arrojado, moderno, cuidadoso, rico e que mostra um artista em busca de um som que seja mais real com a nítida presença de uma orquestra completa no fundo. Há tantas e ótimas nuances durante toda a música que apenas agrega qualidades que fica até difícil elencar todas ou falar de uma mais especificamente. Todas são geniais. Justin entrega uma de suas melhores performances ao colocar o capuz do cantor pop "romântico" que fica difícil não se deixar levar pela voz dele."

Nenhum comentário: