23 de abril de 2015

Primeira Impressão

All American Boy
Steve Grand


Devido as profundas mudanças na indústria fonográfica alterando a forma como a música está sendo administrada, não apenas pelos grandes empresários, mas também dando oportunidade para os artistas novas possibilidades de divulgarem suas obras. Uma delas é a possibilidade de ser "patrocinado" pelos próprios fãs, ou seja, fãs doam dinheiro para ajudar a financiar artistas independentes a realizarem um projeto como, por exemplo, lançar um álbum ou realizar uma turnê. Quem se beneficiou dessa nova configuração foi o americano Steve Grand que conseguiu recursos suficientes para produzir o seu debut intitulado All American Boy.

Para quem não se lembra, Steve ganhou notoriedade ao lançar o clipe da canção All American Boy. O motivo principal foi o fato de Steve ser abertamente gay e a canção tratar sobre amor da sua perspectiva (assim como o clipe). O grande destaque ajudou ao cantor a começar o projeto de arrecadação para financiar o seu álbum. Dos 80 mil dólares planejados, Steve conseguiu cerca de 320 mil se tornando a terceira maior campanha desse estilo relacionado ao mercado da música. O resultado veio no final de Março com o lançamento do álbum alcançando o 47° lugar da Billboard com uma vendagem de 10 mil cópias na primeira semana. Número impressionante para um artista independente e com todas as suas peculiaridades.

All American Boy, o álbum, resultado em um trabalho prazerosamente bem intencionado e com uma produção surpreendente boa. Steve Grand entrega um álbum pop/pop rock/pop country com todos os requisitos de um grande artista teria se tivesse uma grande gravadora por trás apoiando. A parte instrumental é particularmente muito boa e muito bem conduzida do começo ao fim. Uma pena, porém, para tentar atrair um público maior o produtor Aaron Johnson, conhecido pelo trabalho com o tre Fray, puxou a sonoridade do cantor para uma vertente bastante pop, ao contrário do que Steve mostrou com o lançamento da primeira versão da canção All American Boy que era mais country. Devido a isso, Steve perde personalidade e se torna uma versão quase insossa de si mesmo ou, nesse caso, do que ele poderia ter sido. Seu talento é melhor visto nas suas boas composições: All American Boy é quase todo composto por faixas escritas apenas pelo cantor mostrando boa habilidade em misturar sentimentos com um verniz radiofônico. Infelizmente, nenhuma das canções tem uma composição que seja genial, mas a já citado e que deu nome ao álbum All-American Boy, Soakin' Wet, Time, We Are the Night Say You Love Me mostram o potencial de Steve. Daqui a alguns anos, Steve Grand poderá ser lembrado como um dos primeiro artistas que começaram uma nova era na música em que o público fará parte importante do processo de criação artística.

Nenhum comentário: