26 de setembro de 2015

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

WILD
Troye Sivan



Até a pouquíssimo tempo atrás havia uma sequencia lógica nos astros da músicas surgidos através da internet: desconhecidos talentosos postam/divulgam o seus trabalho atraindo a atenção do público e, por consequência, atraem a atenção da gravadora que os lançam no mercado. Todavia, com a transformação das redes sociais em uma especie de nova Hollywood ao ajudar a criar celebridades quase instantâneas, esse ciclo pode está mudando: pessoas já famosas por conta da internet irão usar a plataforma para se lançarem no mercado. O caso mais conhecido atualmente é do ator/YouTuber/cantor/compositor australiano Troye Sivan.

Apesar de ter começado a carreira como ator/cantor, Troye ficou realmente conhecido ao começar a postar vídeos no YouTube há cinco anos atrás. Desde então, o jovem de aepnas 20 anos conseguiu quase 4 milhões de seguidores e os seus vídeos foram assistidos mais 200 milhões de vezes. A fama adquirida ajudou Troye a lançar a sua carreira musical. O primeiro EP através de uma gravadora e intitulado TRXYE foi lançado ano passado e alcançou o quinto lugar na Bilboard. Esse ano, o cantor acabou de lançar o segundo EP: WILD estreou no primeiro lugar da para australiana tornando-se o o primeiro EP a alcançar essa posição no país. Claro, o sucesso sempre é vindo, mas não adianta nada caso Troye não seja talentoso. Surpreendentemente, WILD é um trabalho muito bom.


Pelo mostrado no EP e no trabalho anterior, Troye Sivan tem uma sonoridade pop que caminha bem em cima da linha que separa a vertente comercial e a vertente alternativa. Essa característica já é percebida na canção que abre o EP a homônima Wild: misturando dream pop com eletrônico, a faixa é um produto lindamente acabado e dono de uma atmosfera delicadamente cativante. Mesmo puxando para uma sonoridade que remete ao último trabalho da Taylor Swift, a canção consegue um resultado bem superior pela falta de pretensão de Troye. O EP continua com a interessante e enigmática Bite que carrega nas tintas de um eletrônico alternativo que lembra o trabalho da FKA twigs, mas que não chega a ser tão extremo. Aqui é possível perceber que Troye é um cantor com talento: sua voz exala uma áurea angelical e pureza bem vinda nos dias de hoje que consegue ultrapassar até mesmo os efeitos vocais. A próxima faixa FOOLS  é um trabalho curioso ao misturar uma sonoridade pop que flerta com uma balada pop, mas que acaba tornando-se uma produção mid-tempo com inspiração de R&B e música industrial. Então aparece o bom dueto com a cantora Broods em Ease brincando com o pop chiclete com sua batida "alegrinha". Talvez o que faça o trabalho não chegar ao todo o seu potencial é o fato das composições carecerem de certa refinada linguística. Isto significa que emocionalmente as letras em Wild são competentes, mas falta um apuro nas construções e nas elaborações de frases para elevar ainda mais os sentimentos expostos. Esse defeito pode ser notado na faixa seguinte: The Quiet não tem o mesmo apelo que as faixas anteriores, mas não prejudica o resultado final do trabalho. O EP termina em DKLA, uma sombria faixa com influência de hip hop e traços fotye de EDM e industrial. Talvez seja muito difícil predizer qual será o futuro de Troye Sivan, pois a sua fama veio de uma maneira ainda extremamente novo e sem precedentes. Contudo, é possível falar que como cantor existe um futuro interessante para ele no horizonte.

notas
Wild: 7,5
Bite: 7
Fools: 8
Ease: 7
The Quiet: 6,5
DKLA: 7,5
Média Geral: 7,25

Um comentário:

christine blog disse...

"a canção consegue um resultado bem superior pela falta de pretensão de Troye" adorei kkkkk