20 de fevereiro de 2016

A Hora e a Vez da FKA twigs

Good to Love
FKA twigs

O que realmente é necessário para um artista entrar para o time pertencente ao mainstream? Uma música sua conseguir vender milhões de cópias digitais e, por consequência, alcançar o topo das paradas? O seu álbum alcançar cifras grandiosas de vendas? Shows lotados? Dezenas de apresentações na TV? Clipes visualizados por centenas de milhares de vezes? Conseguir arrebatar uma legião de fãs? Vencer premiações? Esses são pontos importantes, mas, quanto mais tempo eu passo analisando o mercado fonográfico, eu acredito que os limites desse cenário mainstream estão cada vez mais amplos. Se não fosse assim, como poderíamos classificar a carreira da FKA twigs? 

Sem precisar quebrar um desses exemplos dados anteriormente, a cantora vem construindo uma carreira invejável com o lançamentos de trabalhos aclamados pela critica, ajudando a criar uma legião de fãs com a sonoridade única e a sua identidade visual distinta e fascinante. Nada comparado com os grandes nomes comerciais, mas o sucesso de FKA twigs alcançou um nicho apenas dela dentro do mainstream. Com o lançamento da genial Good to Love, a cantora parece querer expandir seu território sem precisar perder o que conquistou.

Parte de uma apresentação artística envolvendo música e dança feita por ela intitulada Soundtrack 7 em Manchester, Good to Love é, curiosamente, a canção mais comercial dela até o momento. Isso não quer dizer que FKA twigs perca qualquer resquício da sua personalidade. O que acontece é que a magistral produção de Rick Nowels consegue aparar algumas arestas soltas na sonoridade da cantora para, então, elevar a canção em um pedestal alcançável pelos meros mortais, mas sem perder o brilho celestial da áurea angelical/sombrio que FKA twigs mostrou ao longo dos seus primeiros trabalhos. Good to Love é uma união perfeita entre pop/R&B/eletrônico que não apenas mistura desses gêneros em suas essências, mas, também, adiciona algumas nuances como, por exemplo, uma atmosfera de R&B feito nos anos noventa. Com a sua composição de maior acessibilidade ao público, FKA twigs tem em mãos o veiculo perfeito para explorar a sua voz, entregando uma performance avassaladora cheias de camadas para expressar as dúvidas que surgem ao começar amar novamente depois de sofrer várias vezes. FKA twigs abre as portas para uma nova etapa em sua carreira. Uma etapa dentro do seu próprio mainstream.
nota: 8,5

Nenhum comentário: