26 de fevereiro de 2016

As Músicas do Oscar 2016

Como vocês sabem, nesse final de semana acontecerá a premiação do Oscar. Com a sombra da falta de diversidade pairando sobre as principais categorias do prêmio, o seu apresentador, o comediante e ator Chris Rock, terá a difícil missão de comandar uma cerimônia que ao mesmo tempo critique a Acadêmia pela maneira que lida com as diversidade, mas também não esqueça que o problema não é apenas isolado e único. Claro, tudo com bom humor que, no caso de Chris, um humor ácido e sem misericórdia do primeiro escalão de Hollywood. 

Felizmente, apesar de toda a polêmica e de algumas ausências inexplicáveis, as escolhas feitas nas principais categorias mostram a qualidade cinematografia no ano passado. Dos oitos indicados ao prêmio de Melhor Filme, quantro nomes chegam a noite da premiação com chances quase iguais de vitória: A Grande Aposta, Mad Max: Estrada da Fúria, O Regresso e Spotlight - Segredos Revelados. Talvez, esses dois tenham uma leve vantagem sobre os outros, mas nada muito concreto. Além disso, as categorias de atuação são as melhores dos últimos anos. Apesar da única certeza da noite ser a Brie Larson pelo O Quarto de Jack para Melhor Atriz e parece que Leonardo Di Caprio finalmente colocar suas mãos na estatueta de ouro pelo O Regresso (como se trata de Di Caprio e o Oscar não podemos achar que vai ser tão fácil assim), as categorias de Coadjuvantes podem ser a surpresas da noite: a memoria afetiva vai triunfar e Sylvester Stallone vencerá pelo seu papel mais importante o boxeador Rocky Balboa, dessa vez como coadjuvante em Creed? Será uma novata (Alicia Vikander por A Garota Dinamarquesa) ou uma veterana (Kate Winslet por Steve Jobs)? Perguntas que terá suas resposta no Domingo.

Como esse blog é de música, agora vou analisar as cinco indicadas ao prêmio e tentar adivinhar quais as chances de cada uma.


Os Indicados

Earned It - The Weeknd (Filme: 50 Tons de Cinza) / Manta Ray - J. Ralph (Filme: Racing Extinction) / Simple Song #3 - Sumi Jo (Filme: Youth) / Til It Happens to You - Lady Gaga (Filme: The Hunting Ground) / Writing's on the Wall - Sam Smith (Filme: 007 Contra Spectre)


Depois de vários anos indicando músicas desconhecidas de nomes pouco populares, a Acadêmia finalmente aprendeu a lição e começou a dar espaço também para nomes famosos para garantir a atenção do público. Esse ano, a Acadêmia fez escolhas interessantes para a categoria ao misturar sucessos comerciais de artistas conhecidos com canções pouco conhecidas de artistas ainda menos conhecidos. Então, quem será o vencedor? Primeiro, vamos as resenhas, sendo duas delas já feitas aqui pelo blog.

Earned It
The Weeknd

"A canção mostra um pouco da sonoridade do cantor The Weeknd, mas sem perder uma vertente comercial e a identificação com o tema do filme. A batida R&B contemporânea é grandiosa com uma cadencia sensual misturada com um lado sombrio perfeito para o filme. Melhor: bem mais adequada que o próprio tom do filme. The Weeknd domina muito bem a canção mostrando sua voz, mas, infelizmente, a composição é apenas mediana, caindo em uma rede de clichês. De qualquer forma, Earned It vale bem mais a pena do que o filme que é tema."
nota: 7,5


Writing's On the Wall
Sam Smith


"Reparei que após a divulgação de Writing's On the Wall houve muitas criticas negativas em relação a música comparando com os trabalhos anterior da Adele e da Shirley Bassey alegando que a canção não estaria a altura. Infelizmente, eu acredito que essas pessoas não tenham entendido o conceito da música, pois invés de fazerem comparações, essas deveriam fazer ligações. Explico: como todo o tema de filme de James Bond, os compositores/produtores têm acesso a história do longo e, por isso, a canção reflete a atmosfera pretendida pelo diretor. Se em Skyfall tudo remetia a uma grandiosidade de uma explosão que marca o começo do fim do mundo de Bond como ele conhecia até então, Writing's On the Wall parece marcar a doce melancólica que deve ser o final desse processo começado no filme anterior com o passando do agente britânico vindo à tona. Por isso, a produção, mesmo seguindo a cartilha de tema de James Bond com o seu arranjo grandiosamente épico e classudo, entrega uma canção mais intimista do que poderia se esperar. Não é um defeito essa característica, mas não é tão pomposo como muitos imaginavam ainda mais se comparar com outras músicas escolhidas como tema. Felizmente, Sam Smith compensa com sua performance linda mostrando as várias facetas de sua voz ao cantar uma composição contidamente emocionante que dá detalhes sobre o que podemos ver na última vez de Daniel Craig irá defender um dos personagens mais ícones da cultura pop mundial.
nota: 7,5"

Til It Happens To You
Lady Gaga

Ao ouvir pela primeira vez a canção e sem ter o conhecimento sobre o que se trata, Til It Happens To You pode até parecer mais uma balada pop rock defendida com unhas e dentes por Lady GaGa em uma performance sensacional. Entretanto, quando se mergulha um pouco mais afundo na história da canção, tudo começa ganhar cores diferentes. Cores tristes e dramáticas.

Tema do documentário The Hunting Ground que trata sobre assédio sexuais sofrido por mulheres em campos universitários nos Estados Unidos, Til It Happens To You é extremamente direto em sua composição ao partir do ponto de vista de uma vitima de assédio e mostrar um pouco da dor que a pessoa sente e ainda precisar ouvir barbaridades de pessoas que deveriam ajudá-la. Com isso em mente, a canção ganha, não apenas profundidade, mas uma urgência para que essas vozes possam ser ouvidas. Felizmente, elas começaram a ser escutadas, apesar de tantas ainda estarem caladas.
nota: 8

Manta Ray
J. Ralph

Assim como a canção da GaGa, Manta Ray tem como caminho narrativo outra pessoa. Na verdade, não uma pessoa, mas um animal selvagem: uma arraia.

Tema do documentário Racing Extinction que aborda a extinção dos animais em massa nas últimas décadas, Manta Ray é um apelo emocionante da arraia para que os humanos salvem a natureza. A composição é um trabalho poético, mesmo com esse viés tão estranho. Além disso, a produção faz da canção uma balada pop no estilo Björk que não ajuda aos ouvintes menos atendo apreciar a beleza da canção. Uma pena, pois Manta Ray é um trabalho precioso.
nota: 8


Simple Song #3
Sumi Jo

A última indicada é a clássica Simple Song #3, mostrando que ao menos aqui a Academia tem alguma diversidade. Emoldurando o estilo do grande Ennio Morricone, a canção conta com a presença da cantora lirica sul coreana e a produção e letra de David Lang. Não é um trabalho que não deve agradar o grande público, mas deve ter um lugar no coração de vários votantes da Academia.
nota: 7

Quem Vai Ganhar?

Apesar da vitória de Writing's on the Wall no Globo de Ouro, o grande buzz criando nas últimas semanas vai para Til It Happens to You. Não somente pela importância da mensagem da canção, mas pela presença da Lady GaGa. A vitória da cantora seria a consagração de um ano Fênix da cantora que, coincidência ou não, começou no ano passado quando a própria fez uma apresentação estonteante com as músicas do musical A Noviça Rebelde. Claro, a categoria nem sempre segue o esperado, então não se assuste em ver uma outra canção levar o prêmio. A minha aposta seria para Manta Ray.

Quem Ficou de Fora?

Sinceramente, não consegui entender a indicação de Earned It, mesmo gostando da canção. O lugar dela deveria ter sido ocupado por outra canção do mesmo filme: Love Me Like You Do. Além dela, outra canção que poderia estar entre as indicados é o mega sucesso See You Again do Wiz Khalifa.

Nenhum comentário: