10 de fevereiro de 2016

Faixa Por Faixa

CD: Our Version of Events*
Artista: Emeli Sandé
Gênero: Soul music/ R&B
Vendagem: cerca de 2,5 milhões de cópias
Singles: Heaven, Daddy (Feat. Naughty Boy), Next To Me, My Kind Of Love e Clown.

Brit Awards

Vitórias

British Album of the Year
British Female Solo Artist

Indicação

British Single of the Year (Next To Me)

Ano: 2012

* versão analisada Special edition bonus tracks

Faixas


1. HeavenUma mistura bem amarradinha entre soul com dois estilos pouco conhecidos por aqui: o jungle (um estilo de eletrônico com reggae e dance) e breakbeat (outro sub-genero de eletrônico). A produção poderia ter dado mais espaço para o lindo trabalho vocal de Emeli, mas a batida dá uma passada por cima. Mesmo acima ela consegue brilhar ao lado de um letra redonda e bem escrita.
nota: 7

2. My Kind Of Love Em uma canção de uma força quase animalesca, Emeli dá vida como poucas vezes eu pode ouvir. Tente imaginar Kate Winslet em uma interpretação acachapante onde ela tenta mostrar o tamanho do amor que ela sente. Seria isso que Emeli faz ao interpretar My Kind of Love. Do começo ao fim, ancorada por uma arranjo magnífico que ressalta o poder de uma power balad R&B com todo o refinamento do soul, ela carrega com uma sabedoria qause espiritual cada palavra, cada frase e cada emoção. My Kind of Love é mais que apenas sentido. É um momento quase tocável de tanta força que está em sua criação.
nota: 9,5

3. Where I Sleep: Depois de uma jornada emocional na faixa anterior, Emeli dá uma desacelerada para entregar essa simpática faixa sobre a certeza do seu amor.
nota: 7,5

4. Mountains: A doce melodia que embala a produção ajuda a dar o tom perfeito para Emeli narrar sobre as pequenas barreiras que a vida constrói para que o amor possa ser mantido. Barreiras que podem até serem de tamanho diminuto, mas viram verdadeiras montanhas no dia a dia. Com a sua performance contida, a cantora arremata a música de maneira perfeita.
nota: 8

5. Clown: A glória da sua simplicidade pode até não parecer contundente, mas não se deixe levar pelo contido arranjo produzido por Naughty Boy já que nada mais pode ser mais arrasador que uma simples lágrima caída em vez do choro compulsivo. Clown é uma obra capaz de fazer o mais desumano sentir sua composição que pega pelo coração e te joga na parede sem usar de força bruta.
nota: 10

6. Daddy (Feat. Naughty Boy)A mistura de ritmos dá para a canção o tom necessário para Emeli trabalhar uma interpretação poderosa. Amarga ao encarar uma ex-namorada que encontra a atual, Emeli dá o tom certo para conseguir o efeito necessário para passar os sentimentos colocados pela produção primorosa.
nota: 8

7. Maybe: Continuar investindo em uma relação em frangalhos ou dar uma chance para a pequena chama do era um lindo amor? Essa é a premissa da avassaladora faixa em que a cantora entrega uma performance impecável toda os sentimentos que uma dúvida dessa pode causar. O refrão é o ápice da canção em que a cantora tristemente canta: "Maybe it's time to go".
nota: 9

8. Suitcase: Se o turbilhão de emoções da faixa anterior não foi o suficiente, essa faixa faz qualquer um com coração ficar prestes a chorar. A canção conta sobre o triste e traumático fim de um relacionamento. Entretanto, a narradora não sabe exatamente o qual o motivo do parceiro estar indo embora. Setada na cama, ela apenas observa atônita o amor da sua vida indo embora. Sem aviso. Sem motivos. Sem um adeus. Em uma música de apenas três minutos, Emeli entrega uma montanha russa emocional acachapante que é intensifica pela delicada produção.
nota: 9,5

9. Breaking The Law: Depois dessa descida a profundeza da tristeza, Emeli volta com o tom mais otimista com essa linda declaração de amor. Aqui, a sua voz é atração principal sem precisar de grandes malabarismos vocais, apenas utilizando do seu lindo timbre e uma interpretação contida e delicada.
nota: 9

10. Next To Me: Lançado esse ano, Next to Me é que tem a produção mais radiofônica das três sem perder o espírito do álbum. O grande destaque da música é sua letra graciosa e inspiradora. Pena que o refrão é apenas ok. Emeli mostra um lado mais comercial da sua voz sem ser genial, mas acima da média.
nota: 7,5

11. River: Outra balada romântica com base de piano que até poderia soar repetitiva, mas que com a composição elegante de Emeli e a sua interpretação inspirada consegue ganhar destaque em um álbum com tantos grandes destaques.
nota: 8

12. Lifetime: Um dos poucos erros do álbum, pois a sua atmosfera alegrinha destoa dos resto do álbum. Apesar disso, a produção é bem correta e a composição é simpática.
nota: 6,5

13. Hope: Com co-autoria da Alicia Keys e produção da mesma, a faixa é sobre exatamente o seu título: a esperança que nos resta para a humanidade em um mundo cada vez mais sem esperança. Simples, mas tocante.
nota: 8,5

14. Read All About It (Pt. III): Versão do sucesso que ajudou Emeli a ser catapultada ao estrelato, a canção continua no mesmo espirito da faixa anterior com a sua mensagem. Dessa vez, porém, o teor da mensagem clama para que todos possam se levantarem contra qualquer injustiça.
nota: 8,5

15. Wonder (Naughty Boy Feat. Emeli Sande)"Emeli entrega uma performance poderosa ainda mais com a produção de Naughty acertando ao fazer de Wonder um neo-soul contagiante com uma batida de tambores que dá para a canção uma incrível originalidade. A composição tem um toque de auto ajuda que não caí em pieguismos conseguindo passar uma mensagem de otimismo, mas com um lirismo delicado."
nota: 8

16. Breaking The Law (Alternate Version): A nova versão dá uma encorpada na canção adicionando novos instrumentos e uma batida. Apesar de perder emoção, a faixa ainda é um bom trabalho.
nota: 7,5

17. Easier In Bed: Outro ponto negativo no álbum. Uma faixa fraca e com uma produção confusa que soa como um descarte colocado apenas para encher essa versão do álbum.
nota: 6

18. Beneath Your Beautiful (Labrinth feat. Emeli Sandé): "A composição co-escrita pela maravilhosa Emeli Sandé, Beneath Your Beautiful é uma tocante ode sobre o amor impossível quando uma pessoa se fecha em si mesma e não deixa se amada. Um trabalho inspirado também vem da produção que constrói uma contida e forte melodia cheia de sentimento que se mostra uma balada pop/R&B de primeira linha. Mesmo não sendo um cantor genial, Labrinth cumpre com louvor o seu trabalho enquanto Sandé entrega mais uma performance sensacional sem ofuscar o artista principal, mas sem ser apenas um nome para ficar depois do featuring. A beleza em estado simples e puro."
nota: 8

19. Imagine: Boa regravação do clássico de John Lennon.
nota: 8

Um comentário:

Unknown disse...

Foi uma resenha justa! É um dos meus álbuns favoritos. Amo a voz da Emili. "My Kind of Love" e "Crown" são as minhas favoritas.