13 de outubro de 2016

As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer

O novo especial do blog será um espaço para listar, não em ordem, as cem melhores músicas que eu acredito que muitos de vocês, provavelmente, nunca escutaram na vida. Para começar, a canção escolhida é um verdadeiro hino feminista moderno que ajudou a revitalizar a carreira da maior cantora americana de todos os tempos e a consolidar a carreira de um duo inglês ainda mais. Senhoras e senhores, eu apresento Sisters Are Doin' It for Themselves ou....





Sisters Are Doin' It for Themselves
Eurythmics & Aretha Franklin




Em uma época em que um dos assuntos mais falados é o empoderamento feminino, Sisters Are Doin' It for Themselves de 1985 coloca no chinelo a maioria das canções feitas sobre o assunto em 2016. 

A canção foi composta e produzida pela um dos artistas mais importantes para a new wave e o synthpop da década de oitenta: o Eurythmics. Como eu espero que vocês saibam, a dubla é formada pelo música/produtor David A.Stewart e pela icônica Annie Lennox que já era uma ativista muito antes disso virar moda. Aproveitando todo o sucesso e prestigio alcançado nos anos anteriores, a dupla decidiu convidar Tina Turner para ser a parceira em Sisters Are Doin' It for Themselves que seria parte do quinto álbum deles (Be Yourself Tonight). Entretanto, Tina não pode aceitar o convite por causa da sua agenda. Então, o destino agiu a fazer da canção quando Aretha Franklin aceitou o convite. E não haveria nome melhor, pois é de Arteha um dos primeiros hinos feministas da história: Respect de 1967. E o resultado não poderia ser melhor. 

Escrita por Annie, Sisters Are Doin' It for Themselves é de uma desconcertante objetividade em que as cantoras não pedem, mas avisam que chegou o momento para a libertação definitiva das mulheres. Não apenas um momento, mas uma nova era em que as mulheres serão as únicas responsáveis por seus destinos, suas vidas, seus trabalhos, suas famílias e, também, pelo futuro da sociedade. Apesar de não ter sido um imenso sucesso comercial, a canção ajudou o processo de revitalização da carreira de Aretha e a ajudou ao Eurythmics a fixar mais o seu nome no consciente coletivo. E, claro, Sisters Are Doin' It for Themselves se tornou uma das tias de todas as canções de empoderamento feminino moderno e, também, uma das melhores músicas que você não deve conhecer.

2 comentários:

G. RLS disse...

SHOW !!! Esse especial promete !

lucas lopes disse...

ADOREI ESSA MÚSICA. AMO ANNIE LENNOX E ARETHA É UM LUXO!