11 de outubro de 2016

2 Por 1 - Beyoncé

Hold Up
Freedom (feat. Kendrick Lamar)
Beyoncé

Ao chegar a um estágio da carreira que só a sua presença já é garantia de alcançar o sucesso, Beyoncé não precisa mais lançar single da mesma maneira do que o resto dos artistas. Sem fazer grandes trabalhos de divulgação individualmente, mas, como já vem fazendo desde o álbum anterior, Beyoncé se dedica em divulgar o Lemonade como um todo. Por isso fica difícil saber quando um single é "lançado" de verdade pela cantora. Os dois últimos foram as faixas Hold Up e Freedom.

Produzido pela própria cantora ao lado do Diplo e Ezra Koenig da banda Vampire WeekendHold Up é uma vigorosa e deliciosa reggae fusion com uma batida milimetricamente construída em uma base minimalista. A sonoridade tão contida é perfeita para ser o veiculo para toda a explosão de sentimentos que guarda a composição e os vocais da cantora. Ao falar explicitamente sobre a seu desilusão com Jay-Z e o casamento, a cantora mostra um lado humano seu quase perdido no mundo pop de hoje. Ácida, engraçada e de uma sinceridade desconcertante, Hold Up é o tipo de canção que apenas um artista com a sua carreira nas mãos tem a capacidade de criar. E só uma grande cantora como Bey é capaz de entregar ao não se baseando em poder vocal, mas em uma interpretação avassaladora em encarnar uma especie de dona de casa a beira de um colapso nervoso, confrontando o marido infiel sem perder, porém, a aparente calma calculada. Claro, Hold Up é uma música sensacional, mas não se compara ao poder de Freedom.



Apesar de ser a mais "tradicional" na questão de sonoridade dentro de Lemonade, Freedom tem a mensagem mais avassaladoramente direta e desconcertantemente atual, principalmente devido ao cenário de tensão racial nos Estados Unidos. A composição fala sobre se libertar das amarras que a sociedade impõe, mas principalmente aquelas amarras postas por a gente mesmo e que nos impede de gritar por nossa liberdade. Liberdade de sermos quem somos sem precisar "prestar" conta ou muito menos se adequar ao comportamento que uma parte da sociedade acha que é certo. A construção de diversas imagens acachapantes (Estou dizendo a essas lágrimas que me deixem, me deixem/ E que a última delas queime em chamas) são as responsáveis para elevar Freedom em parâmetros estratosféricos, transformando a canção em um hino de protesto moderno assim como Formation. O diferencia aqui, porém, é a presença poderosa e perturbante de Kendrick Lamar em um verso desconcertante em todos os sentidos, mas é Bey que invoca a sua cantora gospel interior para dar o tom da sua performance épica em uma batida que une perfeitamente neo soul, hip hop e, claro, gospel para criar uma sonoridade impactante e inesquecível para quem ouvir. Nenhuma das duas músicas precisam de sucesso comercial para validar a imensa qualidade quem ambas carregam. E nem a Beyoncé precisa validar mais nada na sua carreira.
nota
Hold Up: 9
Freedom: 10

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse disco é tão magnífico que merece um "Faixa A Faixa" !