27 de outubro de 2016

O Hino Feminista Brasileiro de 2016

100% Feminista (feat. Karol Conka)
MC Carol

Em um mundo em que atualmente tem a Beyoncé como a principal figura do orgulho da mulher negra, o Brasil não poderia deixar de ter alguma figura que de alguma forma refletisse esse momento. Na verdade, eu posso ressaltar pelo menos duas artistas que estão ocupando esse espaço na música brasileira: MC Carol e a rapper Karol Conka. E para felicidade geral as duas estão juntas em uma das melhores canções nacionais do ano: 100% Feminista.

A canção é um verdadeiro soco na cara da sociedade ao mostrar as duas artistas entoando um verdadeiro hino de empoderamento/protesto feminino com imagens fortes e um discurso ainda mais poderosos. Sem rodeios ou firulas, a composição mostra um panorama bem concreto do que é ser mulher no Brasil:

Presenciei tudo isso, dentro da minha família
Mulher com o olho roxo, espancada todo dia
Eu tinha uns 5 anos mas já entendia
Que mulher apanha, se não fizer comida

Entretanto, 100% Feminista também dá esperança para as milhares de mulheres que vivem sob o domínio do mal ao encovarem o lado guerreiras de cada uma: Sou mulher independente não aceito opressão / Abaixa sua voz, abaixa sua mão. A canção também se beneficia da força das duas artistas, cada uma com o seu estilo e imagem, mas com um carisma que não tem como comprar, imitar ou recriar. E cada uma delas entrega uma performance condizente com a sua imagem, especialmente MC Carol que tem uma robustez na voz que é quase desconcertante. Misturando hip hop com funk, a canção tem uma batida a altura do poder da mensagem e de suas interpretes. 100% Feminista deveria ser um dos maiores sucessos do ano, mas, infelizmente, o destaque para canções como essa ainda é pequeno. Pequeno, sim, mas suficiente para ajudar o despertar muitas pessoas, tanto para o tema quanto para as duas artistas.
nota: 8,5

Nenhum comentário: