3 de outubro de 2017

Um Giro Country

Craving You (feat. Maren Morris)
Thomas Rhett

No Such Thing as a Broken Heart
Old Dominion

Small Town Boy
Dustin Lynch

When Someone Stops Loving You
Little Big Town

Apesar de não chegar com a mesma intensidade em outros mercados que não seja o norte americano, o country é ainda um dos gêneros que maior vendagem nos Estados Unidos. Prova disso é só olhar o atual ITunes e contar quantas canções do gênero estão entre as 100 mais baixadas. Devido a esse grande mercado é quase impossível acompanhar o mesmo de perto o ano todo. Então, resolvi criar esse mini especial para dar uma rápida passada em algumas das canções do gênero lançadas como single. Começo com um dos atuais queridinho do country Thomas Rhett.

Craving You, primeiro single do seu novo álbum Life Changes, mostra que Thomas Rhett em uma vertente mais pop do que country, sabendo criar uma canção razoavelmente boa e com um senso comercial impecável. Sem usar grandes arrombos criativos, Craving You é uma honesta e inofensiva balada country pop que poderia ser melhor se usasse a parceria com a novata Maren Morris melhor, pois a cantora parece mais uma backvocal de luxo do que um verdadeiro featuring. Com um arranjo certinho e bem executado, Craving You erra em não dar para a canção uma identidade própria, pois, assim como várias canções de vocalistas masculinos ultimamente, possui a mesma vibe sonora e uma composição romântica que parece saída do mesmo lugar. De qualquer forma, Thomas Rhett soa um pouco acima da média em comparação a outras canções como é o caso de No Such Thing as a Broken Heart da banda Old Dominion.

A canção se diferencia devido a sua sonoridade mais country com leves toques de rock, mas não vai além do que uma correta canção country contemporânea. Talvez esse seja o problema do country atual: sempre muito correto no quesito comercial, mas falta senso estético mais old school e, principalmente, grandes vocalistas. No caso de No Such Thing as a Broken Heart, o vocalista do Old Dominion é tecnicamente correto e até possui alguma personalidade, mas entrega uma performance segura demais e, principalmente, massificada. Parece que cantores de country possuem uma forma emocional em que todas as canções soam vocalmente quase igual, mudando de vez em quando o timbre. Bem feito a canção pode até ser, mas é completamente carente de emoção. Mesmo repetindo alguns erros, Dustin Lynch consegue entregar em Small Town Boy alguma emoção de verdade.


O grande acerto de Small Town Boy é a presença marcante de Dustin e o seu timbre mais grave e marcante, mesmo que a performance geral não seja exatamente excelente. Small Town Boy possui, porém, o maior defeito do atual country contemporâneo, principalmente aquele feito por homens: a composição romântica rasa e que reflete de maneira pobre sobre relações amorosas que sempre segue o modelo de garoto do interior se apaixona por bela garota. Obviamente, esse é o tema mais antigo do mundo, mas a maneira que as canções country vem fazendo é basicamente a mesma. Em Small Town Boy, felizmente, existe um cuidado técnico interessante, resultando em uma canção clichê e até carismática. A boa noticia é que ainda existem bons exemplos como é o caso de When Someone Stops Loving You da banda Little Big Town.

Primeiramente, a canção tem uma produção que sai desse lugar comum para criar uma bonita e triste balada country que não recria a roda, mas mostra o verdadeiro alcance do poder do bom country. When Someone Stops Loving You é sobre a sensação que todos sentimos quando terminamos um relacionamento e precisamos continuar a nossa vida mesmo vivendo com uma dor quase insuportável. Simples, honesta e bem escrita, o single emociona de forma verdadeira, ainda mais com a interpretação contida e segura dos vocalistas, sendo que aqui ganha um dos vocalistas masculinos da banda. Sem precisar ser genial, o Little Big Town ainda consegue resultar em algo que vá além do lugar comum instituído, mas o cenário do atual country pode até ser promissor comercialmente, não impedindo que a qualidade artista seja muito duvidosa.


notas
Craving You: 6,5
No Such Thing as a Broken Heart: 6
Small Town Boy: 7
When Someone Stops Loving You: 7,5

Nenhum comentário: