12 de outubro de 2017

Um Giro R&B Feminino

Deadwood
Toni Braxton

The Weekend
SZA

The Line
RAYE

Incapable
Keyshia Cole


Depois de dar uma olhada em como anda o country chegou a vez de falarmos de outro importante gênero que está deixado meio de lado: o R&B. Especialmente irei falar sobre aquele feito pelas mulheres que, principalmente, na década de noventa era algo gigantesco. Agora, o gênero foi renegado a um nicho bem longe do mainstream comercial. Felizmente, ainda existem ótimos artistas que carregam a bandeira dignamente como é o caso da veterana Toni Braxton.

Conhecida pelo mega sucesso de Un-Break My Heart, Toni Braxton ainda está na ativa mesmo que não tenha o mesmo sucesso que na década de '90. Depois de dar a volta por cima ao enfrentar problemas de saúde e financeiros, a cantora irá lançar o seu nono álbum que tem como primeiro single a boa Deadwood.

Longe da grandiosidade do seu maior sucesso ou mesmo da maior parte das canções na sua discografia, Deadwood é uma sólida e redondinha faixa que tem uma pegada bem violão e voz. O arranjo mostra uma Toni bem mais simples e contida, longe de qualquer exagero sonoro. A batida que a produção pode até careta, mas é bem feita e combina bem com a pegada geral da faixa. Com uma composição falando sobre dar a volta por cima depois de uma grande desilusão amorosa, Toni ainda é dona de um voz completamente sua e um timbre distinto e carismático que dá para qualquer canção uma vibe sexy e aveludada. Sem correr grande riscos, mas sabendo como usar toda a sua experiência, Toni ainda é uma força a ser reconhecida como tal. Assim como é a novata SZA

Considerada com um dos melhores nomes surgidos nos últimos tempos, SZA ajuda o grande público a entender qual é a desse novo R&B, mas sem perder a sua vertente comercial. Como terceiro single do seu álbum de estreia foi lançada a ótima The Weekend.

A canção que é a melhor do álbum é uma pequena e brilhante amostra do que a cantora é capaz de fazer. The Weekend fala sobre uma situação complicada: a narradora ama um cara que também ama outra garota e, então, a mesma precisa aceitar a situação para poder ficar com o cara. Não é expresso, mas a canção fala sobre como ama a garota que é "a outra". Normalmente, canções assim falam sobre traição no lugar de fala de quem é traído e, não, de quem é a outra parte da equação. Ousada e com uma construção impecável que exala toda a atmosfera cool de SZA, mostrando o quanto inteligente é a cantora ao criar a suas composições. Além disso, a cantora entrega uma performance tão descolada e carismática que ajuda a canção a ter mais personalidade com a sua batida sensual, delicada e cadenciada. Apesar de ter mais destaque nos Estados Unidos, não é só desse lado do Atlântico que existem boas cantoras de R&B novatas. 

RAYE é uma britânica que recentemente ficou em terceiro lugar na prestigiada lista Sound of... da BBC e tem todas as chances de ser a próxima artista a estourar lá na terra da Rainha. Entretanto, a cantora ainda precisa de ganhar um verniz mais refinado como prova a canção The Line.

Com uma batida com uma pegada mais pop que R&B, The Line poderia ser um trabalho comercialmente perfeito, mas que erra em uma construção de batidas confusa. A canção tem várias ideias sonoras interessantes e que poderiam fazer a diferença nessa canção dançante. Só que a produção não consegue dar a liga para todas essas batidas e, pior, não dá o brilho necessário para que a canção se destaque como deveria. Não é o caso de The Line ser ruim, mas de não ser tão boa quanto a sua ideia. Felizmente, RAYE é uma cantora interessante e segura bem a canção no final das contas. Algo que a veterana Keyshia Cole não tem nenhum problema em fazer.

Incapable, single do seu próximo álbum, é a prova cabal que mesmo com as mudanças ao longo dos anos, o bom e velho R&B bem feito é algo louvável. Sem grandes arrombos sonoros, Keyshia Cole entrega uma refinada, tradicional e bem produzida balada R&B sobre finalmente terminar um relacionamento turbulento, mesmo que isso a faça sofrer. Interpretando de maneira corretíssima por Keyshia, Incapable é o tipo de canção que poderia fazer sucesso uns quinze anos atrás. Isso, felizmente, não tira o brilho da mesma e, também, de um gênero que continua vivo e forte em várias formas diferentes. 




notas
Deadwood: 7,5
The Weekend: 8
The Line: 6,5
Incapable: 7,5

Nenhum comentário: