10 de junho de 2018

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

Untitled (How Does It Feel)
D'Angelo

Como uma música pode ser ao mesmo tempo uma dádiva e uma maldição para um artista? Então, pode até parecer loucura, mas esse é caso da música Untitled (How Does It Feel) do D'Angelo.

Quando lançou o seu segundo álbum (Voodoo) em começo dos anos 2000, D'Angelo já tinha escrito o seu nome na história da música ao ser um dos pioneiros do neo soul cinco anos antes com o seu debut Brown Sugar como pode ser lido nessa resenha do blog. Todavia, quando lançou o segundo trabalho foi quando D'Angelo se consagrou definitivamente, resultando em um sucesso imenso e o posto de um dos melhores álbuns de todos os tempos. O maior sucesso do álbum foi a canção Untitled (How Does It Feel) que apesar de ter alcançado apenas o posto de número 25 na Billboard foi um das canções mais comentadas daquele ano. A genialidade por trás da produção foi um dos motivos, mas o principal foi devido ao seu clipe e as consequências do mesmo. 

Filmando em apenas uma tomada, o clipe Untitled (How Does It Feel) mostra D'Angelo da cintura para cima, aparentemente nu, cantando a música. Parece até descomplicado, olhando em retrospecto ainda mais devido a objetividade e simplicidade do conceito. Dezoito anos atrás, porém, não foi tão "fácil" assim. Exalando sensualidade e sexualidade, o clipe logo virou um sucesso na MTV, ajudando a divulgação do álbum e da música. Só que o clipe gerou polêmica ao ser criticado por homens que não gostaram de ver D'Angelo daquele jeito (ah, a os cristais machos sempre existiram) e, principalmente, por parecer como uma exploração do homem negro, assunto delicado e que data do período da escravidão. Todavia, existia o lado positivo da polêmica, pois muitos (inclusive eu) credita o clipe como um verdadeiro avanço feminino ao mostrar que mulheres também sentem desejo ao verem cenas sensuais como as do clipe. 

Além disso, D'Angelo quebrou barreiras ao se tornar um homem negro sendo símbolo sexual de vários tipos de público, inclusive o LGBTQ. Infelizmente, o peso de tudo isso não foi bom para o cantor que pressionado, em crise criativa e com problemas com bebidas teve problemas sérios em realizar o turnê de produção do álbum. Só para se ter uma ideia, mulheres jogavam calcinhas e pediam que o cantor tirasse a roupa durante o show. D'Angelo precisou de quatorze anos para voltar aos holofotes em 2014 com o lançamento de Black Messiah. O que importa é que tantos anos depois, Untitled (How Does It Feel) continua sendo uma música simplesmente genial.

Com mais de sete minutos na versão do álbum, Untitled (How Does It Feel) é uma neo soul/jazz que é uma verdadeira e sensacional ode ao sexo, mais precisamente ao prazer feminino ou dar prazer a mulher. A composição simples, mas cheia de uma sensualidade impressionante sem cair em nenhum momento na vulgaridade ajuda a criar uma persona cativante para D'Angelo. Exalando uma sexualidade crua e magnética, o cantor entrega uma performance memorável lotado de nuances impressionantes, combinando com a estrutura da canção. Provavelmente, Untitled (How Does It Feel) foi construída pelo próprio D'Angelo e o músico Raphael Saadiq para ser uma representação do ato sexual desde o seu começo suave e mais contido, passando por uma aceleração de batida e movimentos, a exploração do corpo do parceiro (a), os movimentos contínuos e cadenciados e o clímax apoteótico em que D'Angelo explode vocalmente em um momento memorável. Idealizada como uma homenagem ao Prince, Untitled (How Does It Feel) ganhou vida própria ao se transformar em uma das melhores da história com um legado tão rico e polarizado que apenas grandes gênios como o D'Angelo poderia alcançar.
nota: 10

Nenhum comentário: