13 de junho de 2018

Primeira Impressão

Shawn Mendes
Shawn Mendes




Em um espaço de apenas três anos do lançamento do seu primeiro álbum (Handwritten de 2015) para o recente terceiro álbum (intitulado apenas Shawn Mendes), o canadense Shawn Mendes conseguiu consolidar a sua carreira com uma dos melhores artistas masculinos pop contemporâneos da atualidade. E a o principal fator para essa evolução é um simples e que deveria ser padrão para todos os artistas: amadurecimento.

Ouvir o terceiro álbum do cantor deixa bem claro que o cantor amadureceu a sua sonoridade, pois é a essencialmente a mesma desde o seu primeiro trabalho. Shawn Mendes, o álbum, é basicamente um seguro, coeso e bem direcionado álbum de pop contemporâneo que tem uma base instrumental de guitarra e ocasionalmente de piano. Basicamente, esse é o suporte principal de canções como Stitches, Life of the Party, Mercy e Treat You Better, os principais sucessos do cantor. Todavia, o terceiro álbum tem a introdução de elementos novos que ajudam a elevar o resultado final.

Primeiramente, a mudança mais importante é o fato que do crescimento lírico de Shawn Mendes, refletindo diretamente a sua transição de adolescente para um jovem adulto. Obviamente mais maduro e consciente do seu oficio, Shawn consegue expor os sentimentos e ideias de forma mais substancial, equilibrado e apurado, mas sem perder a atmosfera jovial que ainda é o seu mundo. Falando sobre paixonites e paqueras, o cantor mostra uma inteligência emocional e criativa ao não cair em lugares comuns, mas, sim, elevar esses lugares para o seu lugar de fala. Ainda um bom caminho para o cantor chegar a total maturidade artística, porém, um exemplo prévio do que pode ser o seu futuro, Shawn entrega um ótimo trabalho na surpreendente In My Blood. Felizmente, esse não é o único aspecto positivo no álbum.

Produzido por vários nomes, mas com principal "condutor" a produtora Teddy Geiger que acredito que seja a primeira transexual a produzir um álbum a chegar ao primeiro lugar na Billboard, o terceiro trabalho de Shawn Mendes é um agradável, coeso, bem estruturado e carismático álbum pop com toques leves e bem vindos de R&B e rock que ajudam a estilizar e aprimorar a sonoridade do cantor. Ainda é fácil de perceber que a produção ainda pende para um esquema meio Ed Sheeran (guitarras e composições românticas), meio Nick Jonas (batidas mais pop soul) e meio John Mayer (white guy with guitar), mas é possível ouvir um nascimento de algo que parece ser mas autoral para o jovem cantor com é possível ouvir na boa pop soul Youth, parceria com o Khalid. Vocalmente, o cantor entrega o seu melhor trabalho, mostrando força e versatilidade indo de canções mais "animadinhas" como na deliciosa Nervous ou na boa balada Perfectly Wrong. Outros momentos de destaque do álbum ficam por conta da fofa Where Were You In The Morning? e na co-escrita com o Ed Sheeran Fallin' All In You. Com essa evolução e o resultado final do álbum, Shawn Mendes fica os dois pés com força dentro do cenário pop e mostra sinais que agora será o momento do crescimento até chegar a sua melhor versão.


Nenhum comentário: