14 de dezembro de 2025

Primeira Impressão

EUSEXUA Afterglow
FKA twigs




Concebido como a versão deluxe de EUSEXUAEUSEXUA Afterglow consegue encontrar seu lugar dentro da discografia da FKA twigs ao alcançar uma voz própria e uma personalidade definida. Todavia, o trabalho perde pontos ao ser comparado com seu “trabalho irmão”, no momento em que certas ideias se perdem na execução.

Ao descrever o primeiro álbum dessa dualogia, afirmei que era o “trabalho mais mergulhado no eletrônico da cantora, pois claramente o gênero e vários dos seus subgêneros são injetados com força e maestria na base da sonoridade da artista, que mistura habilmente art pop, R&B alternativo, avant-pop e experimental”. E isso não muda aqui, mas é preciso apontar que, neste caso, o trabalho é ainda mais mergulhado em um eletrônico bem mais experimental. Isso altera certos aspectos da percepção do álbum, pois retira parte do lado mais digestível que o trabalho principal também explora, ficando em uma linha fina entre o pop comercial e o artístico, o que dava uma força incrível ao álbum.

Aqui, o caminho é mais pedregoso e menos facilmente assimilado por uma escuta mais superficial. É preciso ter uma atenção mais refinada para poder entrar na viagem de Afterglow. Além disso, por ter nascido como um projeto deluxe, fica claro que algumas faixas são trabalhos que claramente não tinham a mesma força das escolhidas para compor o primeiro projeto, pois, apesar de tecnicamente refinadíssimas, artisticamente são faixas com menos força criativa.

Todavia, existem alguns momentos que realmente se sobressaem devido a produções realmente marcantes. O ápice fica por conta da sensacional e inspiradíssima Sushi, que é uma cativante electro-house com toques de hip house e trap, e que vai se transformando em uma explosiva e desconcertante deep house, com pesados e cativantes elementos de vogue e ballroom, devido principalmente à coprodução do lendário Mike Q. Outro grande momento é a cativante e totalmente envolvente Hard, que é o ponto que mais lembra diretamente o trabalho feito em EUSEXUA. Outros momentos que precisam ser mencionados são a pesada Love Crimes e a parceria interessante com a PinkPantheress em Wild And Alone.

Apesar de ser uma obra menor, EUSEXUA Afterglow é o tipo de trabalho que realmente merece ser apreciado por revelar os desdobramentos da criatividade de uma artista como FKA twigs.



Nenhum comentário: