15 de janeiro de 2011

A Fênix J.Lo

On The Floor (feat. Pitbull)
Jennifer Lopez

Um comeback pode ter duas principais características para motivar o mesmo. O primeiro seria a volta do próprio artista em si resultando a atenção necessária para ele voltar a brilhar. A outra seria o renascimento musical do artista em questão, o atualizando com o mercado para ganhar uma nova base de fãs e manter a atual. E é nessa última que a Jennifer Lopez se enquadra. Depois de ver sua carreira musical perder a força nos últimos anos sendo o álbum Brave a pá de cal que faltava, J.Lo precisou se reorganizar. Preparar seu retorno com calma. E ao que parece esse comeback promete. Depois de voltar aos cinemas com o sucesso moderado de O Plano B, ela deu o passo mais importante. Ela saiu da gravadora Epic Records e foi contratada pela Def Jam., lar de nomes com Kanye West, Rihanna, Ne-Yo e muitos outros. Na nova casa ela voltou a se dedicar a preparação do novo álbum Love? que foi cancelado pela Epic depois do fracasso de Louboutins. Com uma nova equipe de apoio, Jenny colocou mais um tijolo na construção do seu comeback quando se tornou a nova jurada do American Idol que apenas por esse fato já daria muita publicidade. E agora a ponta pé inicial foi dado com a revelação do primeiro single oficial do CD, a canção On The Floor.

Aqui entra o renascimento. Seguindo a cartilha do novo pop, J.Lo chamou o über produtor RedOne para fazer de On The Floor a música que marca uma nova era na carreira dela. Sai o R&B/pop com toques de hip hop e entra o eletropop/dance music/R&B sem perder os toques latinos, algo que ela começou a mostrar em Waiting For Tonight, mas que mudou ao longo dos anos. Sim, ela também vai se render ao novo pop. Errado? Não. Previsível. Então o que faz de On The Floor uma mudança tão grande para ser o verdadeiro renascimento de Jenny? Para quem conhece a carreira dela, sabe o quanto essa mudança na sonoridade dela é um marco. Não é a invenção da bomba atômica de nenhuma maneira. Mas aqui está o grande truque da canção: não é inventar, é reciclar primorosamente.

On The Floor segue na vertente menos usada até agora que é a da eurodance. Pegando carona em Stereo Love, RedOne construí um surpreendente eletropop com cara de mega hit. Aquele toque mais "mágico" vindo do acordes misturado com a pegada "pista" e cria uma batida viciante, bem elaborada e marcante. O grande achado da música é seu sample tirado da música Lambada da banda brasileira francesa (!?!) Kaoma. Para quem não se lembra da música, ela é aquela lambada que começa "chorando se foi...." que fez sucesso no fim dos anos oitenta que tinha por sua vez, samples da música Crying Is Over da banda Los Kjarkas. A principio parece meio brega, mas é nesse fator que a música ganha todo sua atmosfera e consegue se sobressair. Peagando algo cafona e dando um toque pop e atual, sem perder o jeitão do "povão gosta disso". Não ligando para a letra que cumpre seu papel ajudando a criar um bom refrão, mas que é rasa como um pires e juntando com o bom vocal de J.Lo que consegue ter personalidade mostrando o carisma dela, principalmente no refrão. O rapper Pitbull ajuda a dar o ar mais comercial para On The Floor com seu bom verso e sua presença marcante mesmo que seja completamente desnecessária a abertura. Jennifer tem um potencial hit internacional com cara de I Gotta Felling e pode ter bons resultados nos Estados Unidos se bem trabalhada pela própria e pela gravadora. Se a promessa cumprir será um dos melhores comebacks desde o de Mariah Carey com The Emancipation Of Mimi. Quem diria que em um ano tão disputado Jennifer Lopez iria sair com uma cabeça a frente para roubar o ano para ela?
nota:7,5

Um comentário:

Ana Paula disse...

EU AMO A JENNIFER E OS TRABALHOS DELA POR SI SÓ..MÚSICAS, FILMES E TUDO MAIS QUE A ENGLOBA. ELA ME ENCANTA COM O SEU POTENCIAL.