18 de agosto de 2012

2 Por 1 - Michael Kiwanuka

I'm Getting Ready
I'll Get Along
Michael Kiwanuka


Fazer música "gospel" de qualidade hoje em dia é difícil sem cair em clichês ou em fanatismos religiosos como no Brasil. Só que ainda resta pessoas como o cantor Michael Kiwanuka que fez em I'm Getting Ready uma canção mais representante da fé do que todas as "entram na minha casa" e CIA.

Sem usar frases de efeito evangelizadoras baratas e nunca perder a qualidade de saber comover, Michael conta uma história de redenção. Vemos um homem em processo de deixar suas amarras e apenas acreditar. Acreditar que exista algo acima de nós. Algo forte e imortal que deveria unir todos em um só coral, mas que pelas "crenças" deturpadas de tantos homens separam a humanidade. Simples, mas com uma profundidade espetacular conseguida pela voz singular e poderosa de Kiwanuka a letra é um trabalho magistral, humano e poderoso.

Menos impactante têm a balada soul/folk, mas com méritos de sobra está a deliciosa I'll Get Along. Lembrando as melodias de Randy Newman, o cantor passeia suave em uma canção contagiante só que de uma maneira original. Sabe aquelas canções que grudam na cabeça de uma maneira que a sua batida fica na cabeça por semanas? I'll Get Along é isso com o fato de ter uma complexa instrumentação. Tudo nas canções de Michael Kiwanuka são aparentemente simples, mas que guardam uma imensidão de sentidos. Isso é boa música.

nota
I'm Getting Ready: 9
I'll Get Along: 8

Nenhum comentário: