25 de agosto de 2012

Super Pérola Pop - Prefácio

Primeiro, quero agradecer à todos pelos comentários feitos por vocês em relação a minha "enquete" sobre quais músicas deveriam estar no Pérola Pop. Saber que tem gente aí do outro lado do computador. Obrigado de verdade. Segundo, quero dá algumas satisfações: infelizmente, não poderei fazer todas as sugestões dadas já foram muitas. Além de muitas, várias já passaram aqui no blog de alguma maneira. Então, resolvi pegar essa que já passaram e republicar elas para começar esse especial do Pérola Pop. Em breve começo a publicar as dica inéditas que vocês me deram (todos terão pelo menos uma indicação feita).

Don't You Remember
Adele


Publicada em 27 de Março de 2011 em Podia Ser


"Em Don't You Remember, Adele faz um cruel e arrebatador retrato sobre um coração dilacerado que se humilha ao tentar buscar alguma faísca do amor acabado. A canção poderia muito bem ser o quarto single do 21, principalmente nos EUA. A produção é assinada pelo lendário produtor Rick Rubin. Dele a canção ganha um toque lindíssimo de country e combinado com sua alma "soul" cria uma melodia primorosa cheia de nuances que emoldura perfeitamente a história passada pela composição de Don't You Remember. Vai do doce e calmo no começo ao desesperador até o angustiante e triste na parte final. Por sua vez, a letra é de um requinte de crueldade ao ser tão verdadeira que é possível imaginar que todo não passa de uma conversa ao cara a cara onde Adele tenta entender o que aconteceu para o fim sem explicações do relacionamento. E mais que entender, ela quer reconquistar mesmo que se humilhando em desespero admitindo uma culpa que ela nem sabe se é dela mesmo e se prende ao mínimo de esperança que existe."


Scheiße e Bloody Mary
Lady GaGa

Publicados em 6 de Julho de 2012

"GaGa mostra como fazer a mistura perfeita entre o fútil e o genial: de um lado a letra com pedaços em alemão e espanhol com influência dos trabalhos feministas de Madonna com uma letra falando sobre a liberação sexual da mulher e do outro a batida enfurecida, dançante ao extremo, viciante e pop de primeira qualidade. E é nessa segunda opção que a canção se destaca"





"Defino a faixa como "a música que só a Lady GaGa poderia fazer". Novamente ela volta a falar de um tema religioso, mas aqui com mais propriedade em uma canção que ressalta a falta do valor feminino na cultura cristão. Apesar de poderosa, a falha vem da falta de aprofundamento mais incisiva no tema. Compesa isso no refrão avassalador. GaGa está avassaladora em seu desempenho e o arranjo misturando dance com opera é o ponto mais solido da canção dando o tom macabro/gótico necessário."

Scars
Allison Iraheta


Publicado em 14 de Abril de 2010

"Escrita pelo experiente Toby Gad (que trabalhou também com Kris Allen e é autor ou co-autor de sucessos como Big Girls Don't Cry e If I Were a Boy)a música é um pop/rock balada muito bem executado que utiliza a voz rouca e distinta de Allison na medida certa.Com letra inspirada e madura que questiona "o por quê as pessoas querem que a gente mude"(Você e suas alternativas/Não me mande para o seu terapeuta/ Lá no fundo eu sei o que você precisa/ E eu não tenho certeza se é isso que eu quero ser) o único problema da música é o arranjo.Começando muito bem na base apenas do violão ao fazer a transição da batida mais calma para a mais forte no final da música,ele fica exagerado e se coloca sobre a voz de Allison"

Freakshow
Britney Spears

Publicado em 31 de Janeiro de 2010

"voltando ao "normal" com esse pop mais baseado nas coisas que ela já fazia antes.Um pop redondo e certeiro com um refrão grudento e dançante"


Sky Fits Heaven e Swim
Madonna 

Publicado 30 de Janeiro de 2011

"Sky Fits Heaven: outro bom momento. Com uma temática mais religiosa e poética, a canção tem uma pegada mais lúdica que mistura perfeitamente o dance com a influência oriental."

"Swim: o álbum tem uma linha continua de uma música para outra. Em Swim, ela fala de amor e redenção e continua a se entregar liricamente seu lado mais humano e verdadeiro. Quando pesaríamos que a rainha do pop com todas suas polêmicas, poderia olhar para o passado e dizer "Eu não consigo carregar esses pecados nas minhas costas". E ela faz de maneira sóbria e adulta em uma canção simples e deliciosa."

Harajuku Girls
Gwen Stefani

Publicado em 18 de Janeiro de 2012
 


"Quando Gwen Stefani lançou seu primeiro solo, ninguém esperava pela bomba pop que ela iria trazer com Love, Angel, Music, Baby. Desde que Madonna surgiu poucas foram tão boas fazendo pop com a vocalista do No Doubt. Sucesso de vendas, críticas e dona de hits como Rich Girl, Hollaback Girl e Cool e músicas não valorizadas pelo público com a genial What You Waiting For? (apesar de ter sido single), uma música não foi valorizada como deveria. Harajuku Girls é um pop/R&B como toques de surrealismo misturado com sitações pop de primeira categoria. Quem sabe da linha de "história" que Gwen usou na carreira solo sabe que as harajuku girls são aquelas meninas japonesas estilizadas que se vestem "extravagantemente" misturando estilos, cores e roupas. A música é uma declaração de amor de Gewn para elas destacando o quanto fascinada ela está. A composição é uma aula de como fazer uma letra de música pop ir além do pop chiclete e mostrar inteligência e riqueza de detalhes. Produção requintada e Gwen em estado de graça mostram a capacidade de uma música se transformar em clássico mesmo sem quase ninguém conhecer."  

Nenhum comentário: