23 de agosto de 2012

Primeira Impressão

Havoc and Bright Lights
Alanis Morissette

Houve um tempo que a Alanis Morissette era extremamente relevante para o mundo musical. Jagged Little Pill  já foi "O" disco feminino da história. Isso foi à 17 anos atrás e hoje Alanis ainda está na ativa, mas sem o mesmo brilho de antes. Ela não perdeu apenas em vendagem, mas em qualidade. Ao longo dos anos seu trabalho foi perdendo cada vez mais qualidade e ela foi se transformando em uma cópia de si mesma. Em 2008 ela lançou Flavors of Entanglement o que eu considero o seu fundo do poço. Depois de um hiato de quatro anos a canadense resolveu sair da toca e vai lançar seu oitavo álbum de estúdio intitulado Havoc and Bright Lights e tenho duas noticias uma boa e uma ruim. A ruim é que o álbum é fraco. A boa é que é superior ao anterior.

Havoc and Bright Lights é um álbum essencialmente pop. Tem pitadas de eletrônico e rock que com uma produção fraca transforma tudo em um som bem genérico. O excesso de produção em cima das canções deixou tudo muito clean, asséptico e sem gosto ou textura. Sem saber onde se agarrar, Alanis se transforma em cópias de Avril Lavigne e Amy Lee. Quando ela decide ser ela mesma a coisa muda de figura, a canção cresce e ganha certa personalidade. Seu lado mais pungente sempre foi o de compositora. Aqui não há um trabalho genial, mas é muito interessante. Falando sobre sua relação com a fama e outras relações mais intimas, Alanis ainda tem uma cerne ainda revigorante. De longe a melhor canção é Lens, uma balada sobre um amor amargo que tem uma pegada "old Alanis". Outros momentos bonzinhos são a estranhamente pop Woman Down, a clichê e grandiosa Celebrity e a delicada com inspiração oriental Win and Win. Do lado ruim tem a chata Spiral que mais parece com uma música que a Avril faria e mais sem graça Receive. Não é uma obra de arte, mas mostra que Alanis ainda guarda algo lá no fundo.

2 comentários:

lucas lopes disse...

gostei da crítica é basicamente o que penso - espero que comente a minha resenha, que já está pronta, só vou postar no dia do seu lançamento -

e comenta lá o post sobre a Shakira?

http://benditodrinkpop.blogspot.com.br/2012/08/shakira-e-suas-musicas-nas-novelas.html

christine blog disse...

Essa Alanis calminha dá preguiça. Pra cantar ela devia se soltar mais como antigamente.