4 de janeiro de 2016

Melhores Álbuns de 2015 - Parte I




25. Caracal
Disclosure

"Assim como o trabalho anterior que teve como principal sucesso a canção Latch, responsável por ajudar a deslanchar a carreira do Sam Smith, Caracal tem como base a mesma sonoridade: uma junção de música eletrônica com soul music/R&B/pop em uma cadencia estilo "lounge" sem nunca ir para o batidão estilo David Guetta & Cia. Trabalhando com uma pegada contida em relação a adição de batidas, Disclosure consegue entregar um trabalhar inteiro indo em uma mesma toada mudando uma ou outra coisa. Claro que isso gera uma sensação que o trabalho está arrastando, mas, surpreendentemente, o estilo criado pelo duo é tão consistente que essa sonoridade se segura ao longo de mais de uma hora de álbum. Um dos pilares para ajudar a sonoridade deles é fato que, ao contrário de vários artistas atuais de música eletrônica, a música do Disclosure não é só forma, mas é, principalmente, conteúdo. Sendo mais poético: Caracal é um álbum de música eletrônica com alma e coração."

24.Every Open Eye
CHVRCHES


"O grande ponto da quebra da principal expectativa em relação ao álbum são as suas composições. Escritas por todos os membros da banda (Lauren Mayberry, Iain Cook e Martin Doherty), as onze faixas (mais quatro de versões especiais) são elaboradas de uma maneira que exponha certo sentimentalismo em suas letras, mas que também não se deixar levar pela emoção ao ser milimetricamente cool e descolada. Claro, muitos podem ficar envolvidos de fato, mas não posso dizer que me envolveu. Envolto com tamanha nostalgia, eu esperava sentir mais e, não apenas, prestar atenção na parte técnica."

23.Unbreakable Smile
Tori Kelly

"Sustentado pela ótima versatilidade de Tori e da produção, Unbreakable Smile é um competente trabalho pop contemporâneo/adulto com vários momentos interessantes que mostram um pouco do potencial da cantora. O primeiro dele é a própria cantora e a sua bela voz: falta ainda uma personalidade bem mais definida, mas aqui é possível vislumbrar um pouco do potencial dela. Dona de um timbre interessante, Tori mostra uma grande versatilidade alterando estilos mostrando até mesmo capacidade para ser uma "rapper". Porém, a jovem brilha quando despe-se de maiores artifícios e deixa a emocionar tomar conta como na linda First Heartbreak ou na singela introdução Where I Belong."

22.Wildheart
Miguel

"Como um dos nomes centrais na geração que está revitalizando e modernizando o R&B, Miguel não poupa esforços para transformar Wildheart em uma viagem sonora em que a produção vai não apenas testando os limites do gênero, mas, principalmente, "empurrando" esses limites. Em Wildheart, esses limites são os que separam o R&B do rock, pois o álbum flerta pesadamente com esse segundo com a utilização de guitarras e seis riffs pesados e ao mesmo tempo sensuais."
Primeira Impressão

21.Blue Neighbourhood 
Troye Sivan

"Troye Sivan é, talvez, um dos artistas a surgir esse ano que tenha melhor mostrado a sua faceto de compositor. O também ator e YouTuber, o jovem de apenas vinte anos mostra uma escrita com qualidades verdadeiramente poéticas pouco vistas em astros do pop ultimamente. A principal delas é não precisar recorrer a rebuscadas criações semânticas para criar as suas lindas imagens. Na verdade, Troye trabalha no simples e no singular para construir as suas crônicas sobre o fim da inocência. Talvez o lugar de onde ele fala nas suas canções é o ingrediente ideal para essa conquista: Troye encarna (ou talvez realmente seja) o jovem médio que vive nos subúrbios de países como o Estados Unidos ou a Austrália, ou seja, não precisa lidar com os problemas dos filhos dos podres de rico ou as dificuldades daqueles que precisam lutar para sobreviver, deixando espaço para as divagações muito mais existenciais. As letras são as reflexões das suas aventuras e descobertas nesse "mundo" perfeito por fora, onde vizinhos se dão bem, cachorros passeiam tranquilamente pelas brancas calçadas, gramas são as mais verdes possíveis e crianças vendem limonadas em bancas improvisadas, mas, por trás das portas, um outro mundo desenrola muito mais sombrio e perigoso que se pode imaginar. Amor, decepções, descobertas e, principalmente, a batalha para descobrir qual a seu eu interior marcam as faixas de Blue Neighbourhood em que somos presenteados por a apresentação de um artista incrivelmente sensível e, sem dúvida, com um potencial enorme."
Primeira Imprerssão

Nenhum comentário: