2 de setembro de 2014

Primeira Impressão

Welcome to the Jungle
Neon Jungle


A obsessão que a Inglaterra tem por girl bands deveria ser motivo de estudo, pois, mesmo durante o período de "baixa" da categoria que agora vê uma nova geração de moças ganharem o mundo, a terra da Rainha sempre teve em seus maiores artistas girl bands de todos os tipos. Claro, o maior nome ainda são as Spice Girls, mas nomes como Girls Aloud e The Saturdays ganharam as paradas com grandes sucessos abrindo os caminhos para o novos nomes como Little Mix e, agora, o Neon Jungle.

A fórmula é simples: bem um grupo de garotas bonitas, muitas vezes de raças e, até mesmo, etnias diferentes e que tenham alguma capacidade vocal e de dança misture com um empresário bem "esperto" e adicione um ou mais produtores pop. Pronto, já se tem a base e a estrutura principal para se montar uma girl band como o Neon Jungle. Essa mistura funciona em certas vezes, mas em outras o "caldo" derrama como é o caso da banda referida. 

O primeiro álbum das garotas foi lançado recentemente e intitulado Welcome to the Jungle é o que posso chamar de uma bagunça barulhenta. Simplesmente, o trabalho é um amontoado de canções sem nenhuma ligação uma com a outra que se transforma em uma massa sem forma de uma sonoridade pop, mas que também não sabe qual o caminho seguir. O álbum começa até bem com a dance/eletro/pop Braveheart, que também abocanha o título de melhor canção, que realmente empolga quem escuta mesmo repetindo velhos clichês do gênero. Porém, quando mais se avança em Welcome to the Jungle se vai perdendo essa sensação e o o trabalho se transforma em um pop/farofa chiclete sem graça e completamente datado. É como um carro que vai acabando a gasolina em uma viagem e, aos poucos, vai parando deixando o motorista no meio da estrada. O pior de tudo é que a produção também erra ao começar a optar por baladinhas mid-tempo sem graça que deixa o álbum ainda mais fraco e massificado. Não ajuda muito as composições serem de uma qualidade que varia de aceitável até ruim. Não há nenhuma personalidade e vários momentos de vergonha alheia como é o caso de Can't Stop the Love sobre "mudar o mundo" (felizmente, essa canção é aceitável devido a sua produção correta). Ao menos, os vocais das quatro garotas funcionam já que apresentam certas faíscas de individualidade, mas também não é suficiente para ser realmente marcante. Além de Braveheart, outros bons são: Trouble, Welcome to the Jungle e Future X Girl, nessa ordem. Uma pena que para o Neon Jungle faltou o principal que faz uma girl band divertida: diversão.

Nenhum comentário: