4 de setembro de 2014

Primeira Impressão

LP1
FKA twigs




Anualmente, centenas de novos artistas surgem na esperança de fazer o "mundo" ouvir a sua música. Claro, a maioria deles é engolidos pela grande máquina que é a indústria fonográfica por diversos motivos, mas, em especial, o fator sucesso comercial é decisivo para tanto. Porém, em alguns poucos casos, alguns artistas tem a "sorte" de escapar desse destino inglório quando a critica especializada se interessa pelo artista em questão. 

Depois de lançar dois EP em 2012 e 2013, a jovem cantora britânica Tahliah Debrett Barnett, ou melhor, FKA twigs chamou a atenção de publicações especializadas com sua distinta sonoridade. A atenção foi crescendo nos últimos messes com cada vez mais publicações colocando FKA twigs como uma das artistas que as pessoas "devem ficar de olho". O jornal The Guardian, a revista Billboard e o site Pitchfork deram espaço e fizeram muitos elogios para a novata o que acabou por levá-la a estar na conceituada lista Sound of 2014 da BBC. Só que isso poderia ser apenas fogo de palha já que a jovem de 26 anos nem tinha lançado um álbum inteiro. 

Agora, contudo, não há mais o que questionar, pois a cantora lançou seu primeiro trabalho completo. LP1 chegou às lojas no último dia seis com a boa vendagem de cerca de 10 mil cópias nos Estados Unidos e 4 mil na Inglaterra, ainda mais que se trata de uma artista de uma gravadora independente. Então, para quem está um pouco mais antenado e conhece qual é a opinião da critica em geral, sabe qual é o veredicto sobre LP1, mas, para quem não está ciente, vou ser direto: o trabalho é muito, muito, muito bom. Porém, não é para qualquer um, isto é, não vá esperando um passeio no parque em um dia ensolarado. FKA twigs passa longe de ser uma estrela pop, apesar de serem visíveis algumas influências aqui e acolá. Para tentar definir qual seria sonoridade da cantora é necessário tentar imaginar o encontro entre a Björk e a cantora Sade Adu. Sim, parece louco e estranho, mas é exatamente assim que eu ouço o som feito pela cantora. LP1 é uma mistura de eletrônico com R&B que resulta em uma sonoridade minimalista que concentra suas energias em construir arranjos que valorizam uma estrutura calculadamente simplista, mas que na verdade é bem mais rica que se apresenta na superfície. 

De uma maneira geral, a produção (também assinada por FKA) utiliza a estrategia de criar instrumentalizações milimetricamente pensadas para valorizar sons, nuances, texturas e batidas estranhas e fora do lugar comum. É tudo muito bem pensado e produzido que em cada faixa a cantora mostra uma faceta diferente sua, porém, sem sair muito do caminho dessa sonoridade criada para o álbum como um todo. O que difere FKA twigs da sonoridade da Björk é a que a primeira caminha em uma direção mais definida sobre sua sonoridade: enquanto a islandesa não tem uma base e, sim, flerta com vários estilos ao mesmo tempo em busca de um som completamente seu e original, FKA segue na direção do R&B. Então, a novata cria sua própria atmosfera unindo dois extremos de influências com um tom noturno e de uma sexualidade vibrante que ajuda a selar LP1 como uma experiência única. Todavia, um defeito aflige a cantora: a falta de uma sensação de "distanciamento" da cantora com o público. Ao contrário de Björk, que mesmo suas canções sendo "estranhas" ao grande público, sempre teve um fator de magnetismo a seu favor.

De uma maneira esquita e extraordinária, FKA twigs tem uma voz que lembra a cantora Sade em várias vezes. Mesmo buscando caminhos alternativos e explorando a potencialidade da sua voz não é difícil notar certas similaridades com a vocalista do Sade, não tanto pelo tom, mas pela intenção que a voz transmite: a sensualidade. Ambas conseguem passar, de uma maneira não vulgar, uma sensualidade deliciosa e que chega a passar uma vibe sexual. Além disso, o que mais chama a atenção é o fato da cantora não parecer exatamente ter uma voz de uma cantora alternativa, mas de uma cantora mainstream que se aventura no mundo alternativo. Por isso, o grande trunfo de FKA é funcionar e unir esses dois mundos de maneira genial em ótimas performances durante todo o álbum. Basicamente, as composições de LP1 são basicamente sobre sexo e amor, nessa ordem, e, mesmo não agradando muitos, são ótimos trabalhos que ganham vida por causa do ótimo trabalho vocal da cantora. Como outras obras, LP1 é preciso ser escutado como um todo e não há como ressaltar apenas uma faixa em especial. FKA twigs é, sem dúvidas, uma das revelações do ano e teve conquistar seu público. A critica já é sua fã.

Um comentário:

Ronne Wesley disse...

Álbum maravilhoso, uma das boas surpresas desse ano.