10 de agosto de 2017

Iveta vs Milk: A Guerra Fria das Divas Brasileiras

À Vontade (feat. Wesley Safadão)
Ivete Sangalo

Baldin de Gelo
Claudia Leitte

Uma das pedras fundamentais que sustenta o mundo pop é famosa "feud", ou seja, a rixa entre dois nomes famosos. Normalmente, muito do buzz que essa briga gera vem da alimentação de uma parte da média e, claro, de boa parte do público que adora um malfeito, como diria minha avó. Largamente difundido no mundo pop americano, o Brasil também tem as suas brigas de cachorros grandes. A mais famosa dela é a que envolve Ivete Sangalo e Claudia Leitte, mesmo que as duas neguem até a morte milhões de vezes. Claro, existe mais fumaça do que fogo em toda essa história, mas essa rixa ganhou novos contornos recentemente quando as duas lançaram no mesmo dia novas canções: de um lado Iveta com À Vontade e do outro Milk com Baldin de Gelo. Então, resolvi fazer um post para decidir quem venceu esse round nesse guerra fria. Começamos com Ivete.

Vamos ao primeiro e inegável fato: Ivete Sangalo é uma excelente cantora, vocalmente superior a Claudia Leitte. Isso fica bem claro em À Vontade, pois sem quase esforço a cantora domina a canção como poucas. Todavia, as qualidades de À Vontade para exatamente aí, pois o single é uma confusão rítmica ao não saber exatamente o que é o seu gênero. Seria uma axé com pop? Seria um arroxa com axé pop? Seria um arroxa pop/forró? À Vontade poderia ser tudo isso, mas no final não termina sendo nada disso. Na verdade, a canção acaba sendo uma grande perda de oportunidade para Ivete que, para piorar, não tem muito química com Safadão. Surpreendentemente, Claudia Leitte consegue se sair muito melhor com o seu Baldin de Gelo.

Ainda tentando entrar no mercado internacional, Milk faz da nova canção uma decente fusão de pop nacional com reggaeton que, dentro das suas limitações, funciona melhor do que esperado. Primeiro, a canção tem uma composição fácil e viciante, coisa que Ivete não tem com a sua canção. Com algumas ideias boas com a referência a famigerada "bela, recatada e do lar", Baldin de Gelo tem um defeito como a maioria das canções pop brasileiras: falta letra. Depois que passa o primeiro refrão, Baldin de Gelo não tem nada mais para falar, o que ajuda a não dar para a canção a substância necessária para se transformar em um musicão de verdade. Felizmente, Baldin de Gelo é comercial o suficiente para ser um trabalho de sucesso, mesmo que também tenha faltado um boom sonoro dentro dela para dar força real para a canção e, não, deixá-la tão linear. Dito isso, é necessário dar os créditos para Milk que vai bem na canção. Seria melhor com Ivete, mas não vamos apontar defeitos maiores nesse vitória quase inédita de Claudia sob Ivete nessa verdadeira guerra fria. A espera dos próximos capítulos.

nota
À Vontade: 5
Baldin de Gelo: 6,5

Um comentário:

G. RLS disse...

Não tem rixa nenhuma entre as duas... Isso é uma bobagem total !! ADORO "Baldin.." ... Me julguem kkkkkkkkk