12 de agosto de 2017

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

Meu Canto
Sandy




Para toda a geração que cresceu com a Sandy assim como eu é necessário que admitimos que chegamos na nossa definitiva maturidade. Aos 34 anos, Sandy também vai conquistando essa maturidade na sua carreira solo como mostra o EP Meu Canto.

Lançado com as gravações das músicas inéditas das canções que a cantora performou na sua última turnê, Meu Canto começa a construir uma imagem para Sandy que vai além daquele de cantora talentosa, mas ainda insonsa na sua essência. Começando com a bela canção que dá nome ao EP, Meu Canto é uma madura, esteticamente complexa e com uma atmosfera sóbria e sombria balada épica que poderia render muito mais caso fosse uma canção realmente inteira, mas é utilizada como uma introdução. Mesmo assim, o começo feito dessa maneira é um bom pressagio. O trabalho continua em alta com a excelente Salto: uma balada pop/MPB épica com uma instrumentalização poderosa e lembra o trabalho de alguns nomes da nossa música aliado com a vibe mais internacional. A canção ainda conta com um trabalho vocal exemplar de Sandy que sempre mostrou que tecnicamente é uma cantora de talento raro, mas que ás vezes carece de uma emoção que possa soar visceral e, até mesmo, crua. A faixa a seguir dá uma desacelerada na atmosfera com a simpática Respirar que tem essa batida pop conterrâneo que lembra trabalhos da Sara Bareilles ao ser fofo, bonitinho, alegrinho e que nunca é marcante o suficiente para boa parte do público. Esse é o caso também de Colidiu, mas que aumenta a sensação de ser uma canção esquecível com um arranjo apenas ok e composição um pouco chapa branca em relação a emoção. Esse é outro problema em relação a Sandy: formada em letras, a cantora tem um senso lirico pontual e interessante, porém trabalhando apenas com os mesmos nomes que é basicamente o marido deixa tudo muito parecido nas composições. Sandy precisa explorar novos caminhos para o seu processo de criação das composições para que possa dar mais substância para o seu trabalho. Quando isso acontece somo contemplados com um momento como Me Espera parceria com o Tiago Iorc. Na resenha que fiz sobre a canção disse: "a composição seja um pouco redundante em suas escolhas, mas é, sem dúvidas, um trabalho acima da média e lindamente emocionante. Me Espera é a canção que, talvez, seja o ponto inicial da virada na carreira da Sandy em que ela possa mostra o seu talento de verdade." Então, acredito que estava realmente certo, pois Sandy realmente deu uma virada na sua carreira.
notas
Meu Canto: 7,5
Salto: 8
Respirar: 7
Colidiu: 6,5
Me Espera: 8,5
Média Geral: 7,5

Nenhum comentário: