28 de novembro de 2017

Grammy 2018

Chegamos outra vez na época do ano em que começa o período de premiações em Hollywood, meca da indústria do entretenimento mundial. O primeiro a anunciar nessa manhã foi o Grammy que em 2018 completa sessenta anos de existência. Esse ano, as principais categorias refletem bem como foram os últimos doze messes em que os artistas masculinos dominaram as paradas, mas, felizmente, a premiação abriu espaço para um gênero que, normalmente, fica relegado ao segundo escalão da noite: o rap/hip hop. Além disso, algumas mulheres conseguiram furar o clube do Bolinha e ter algumas indicações com potenciais vitórias. Então, assim como faço todos anos, irei analisar as principais categorias, apontando quais as chances dos indicados, quem deve vencer, quem merece e, claro, quem foram os esnobados do ano. Confiram o especial do...



Principais Categorias

Gravação do Ano (Record of the Year)

Indicados: Redbone – Childish Gambino / Despacito – Luis Fonsi & Daddy Yankee Featuring Justin Bieber / The Story Of O.J. – JAY-Z / HUMBLE. – Kendrick Lamar / 24K Magic – Bruno Mars

Quem Merece Vencer: HUMBLE. – Kendrick Lamar. 

Uma categoria interessante, pois conseguiu balancear canções famosas com aquelas que tiveram maior destaque com a critica. A surpresa do ano fica por conta do ator/rapper Childish Gambino (Donald Glover) que aos poucos vem se tornando uma força da indústria como poucas atualmente. O ponto negativo é a falta de presença feminina na categoria.

Melhor canção entre os indicados, o primeiro single de Lamar a chegar ao topo da Billboard é um dos grandes momentos do ano em todos os sentidos. Na verdade, caso o Grammy realmente faça justiça, Lamar irá sair com a maioria dos prêmios da noite de baixo do braço, mas, quem acompanha a história da premiação, o rap é um gênero que a academia parece querer sempre deixar no churrasco.

Quem Deve Vencer: Despacito – Luis Fonsi & Daddy Yankee Featuring Justin Bieber.

Apesar das grandes chances, Lamar tem que enfrentar a imensa disputa de Despacito e o seu imenso sucesso comercial e apelo com votantes latinos já que fazia muito tempo que uma canção em espanhol não tinha tanto destaque no Grammy.

Quem Pode Vencer: The Story Of O.J. – JAY-Z.

Quem Deveria Estar Aqui: 

Em um ano em que as mulheres foram bem esnobadas existem três nomes que mereciam estar aqui: P!nk (What About Us), Kesha (Praying) e Lorde (Green Light).


Álbum do Ano

Indicados: "Awaken, My Love!" – Childish Gambino / 4:44 – JAY-Z / DAMN. – Kendrick Lamar / Melodrama – Lorde / 24K Magic – Bruno Mars

Quem Merece Vencer: DAMN. – Kendrick Lamar .

Três álbuns. Três indicações. Três álbuns geniais. Isso seria suficiente para dar para Lamar o prêmio, mas, como dito antes, o Grammy tem um serio caso de não dar o reconhecimento paa o rap/hip hop nas categorias principais. Em sessenta anos de premiação apenas dois álbuns venceram a categoria: The Miseducation Of Lauryn Hill da Lauryn Hill em 1999 e Speakerboxxx/The Love Below do OutKast em 2003. Felizmente, esse ano parece que teremos uma nova vitória ao ser o álbum mais aclamado do ano (95 ponto no Metacritic contra 91 de Melodrama), possuir um single de sucesso e outras indicações para dar apoio. Além disso, a categoria tem o incrível feito de possuir outros dois indicados no mesmo nicho com o Jay-Z e o Childish Gambino.

Quem Deve Vencer: Melodrama – Lorde. 

Gosto do álbum da Lorde e fiquei feliz pela indicação, mas esse ano precisa ser o do Lamar. Felizmente, caso a cantora vencer não será uma tragédia imensa, assim como aconteceu no ano passado com a vitória da Adele.

Quem Pode Vencer: 4:44 – JAY-Z.

Ler vários comentários nas redes sociais falando que o Jay-Z comprou as indicações é triste e engraçado ao mesmo tempo. Vamos aos fatos: Jay-Z é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores rappers de todos os tempos, entrando no hall dos maiores artistas que já existiu e já foi reconhecido com nada mais de 21 vitórias em 64 indicações. Todavia, a maioria das indicações em que o o rapper é o artista principal foram nas categorias especificas para o rap. Até hoje, Jay-Z nunca tinha sido indicado as principais categorias de maneira solo ao mesmo tempo. A única vez que chegou aqui foi em 2011 com a indicação de Gravação do Ano para o single Empire State of Mind, mas teve que dividir a indicação com Alicia Keys. Então, as indicações para Jay-Z são mais que justas, pois corrigem um erro gravíssimo. Além disso, o álbum do rapper é um ótimo trabalho, sendo um dos melhores do ano.

Quem Deveria Estar Aqui: ÷ - Ed Sheeran

O maior esquecido do ano, recebendo apenas duas nomeações nas categorias pop, Ed Sheeran foi completamente deixado no churrasco esse ano. Todavia, existe uma razão clara para essa esnobação: Bruno Mars. Analisando as indicações parece que existia um lugar para um cantor pop do calibre que Ed e Bruno possuem no atual cenário musical. Na disputa entre os dois, a academia ficou com a escolha caseira e resolveu dar as vagas para Bruno que não é injustiça no final das contas, mas apenas um pouco decepcionante.


Canção do Ano (Song of the Year)

Indicados: Despacito – Luis Fonsi & Daddy Yankee Featuring Justin Bieber / 4:44 – JAY-Z / Issues – Julia Michaels / 1-800-273-8255 – Logic feat. Alessia Cara & Khalid / That's What I Like – Bruno Mars

Quem Merece Vencer:  4:44 – JAY-Z

A categoria menos interessante entre as principais com indicações um pouco aquém do que poderia ser de verdade. As curiosidades aqui é ver Jay-Z e Bruno indicados por músicas diferentes da indicada em Gravação do Ano. Algo que normalmente acontece, mas quase nunca com dois artistas diferentes. Na minha opinião e se acâdemia apenas votasse em qualidade o vencedor seria o Jay-Z.

Quem Deve Vencer:  Despacito – Luis Fonsi & Daddy Yankee Featuring Justin Bieber.

Acredito que Despacito irá ganhar uma dos prêmios sem dúvida nenhuma, se não os dois prêmio que concorre. A categoria é a mais provável que a canção leva.

Quem Pode Vencer: Essa é difícil de ter um "azarão", mas irei chutar 1-800-273-8255 – Logic Alessia Cara & Khalid pelo seu conteúdo importante e atual.

Quem Deveria Estar Aqui: Shape of You - Ed Sheeran / Say You Won't Let Go - James Arthur / What About Us - P!nk / Praying - Kesha

Qualquer uma das canções acima poderia estar indicada na categoria.

Melhor Novo Artista

Indicados: Alessia Cara / Khalid / Julia Michaels / SZA / Lil Uzi Vert

Quem Merece Vencer: SZA.

A categoria mais equilibrada entre as principais, a escolha para a revelação do ano poderá cair para qualquer lugar. A minha escolha vai para a cantora SZA, pois, entre todos, a mesma é que teve até agora a carreira bem mais interessante no final das contas.

Quem Deve Vencer: Khalid.

Será interessante ver o Khalid ganhar levar o gramofone de ouro, ajudando o cantor a estourar em outros lugares.

Quem Pode Vencer: Alessia Cara.

Quem Deveria Estar Aqui: Dua Lipa.

Uma pena que a cantora ainda não tenha feito o sucesso nos Estados Unidos suficiente para ter a sua merecida indicação.

E vocês, o que acharam das indicações?

Nenhum comentário: