12 de novembro de 2017

Titãs Humanos

Walk On Water (feat. Beyoncé)
Eminem

Ao lançar o primeiro single do seu próximo álbum aos 45 do segundo tempo de 2017, Eminem parece que não está querendo exatamente mudar a cara do cenário musical do ano. O que o rapper quer, na verdade, é mostrar para o público que não importa quem esteja lá em cima sempre haverá o seu espaço garantido acima de todos. Mesmo que para isso seja necessário o rapper se abrir como poucos têm a coragem de fazer.

Walk On Water é uma profunda, sincera e até incomoda reflexão sobre a carreira de Eminem. Na verdade, a composição é sobre as inseguranças e medos que o rapper possui ao fazer a sua música quando existe atualmente toda uma atmosfera em volta do seu nome que o coloca como um dos titãs da música. Um artista genial. Um artista perfeito. Um artista a frente do seu tempo. Um artista incomparável. Um verdadeiro deus. Todavia, Eminem nos faz lembrar em Walk On Water que no final das contas ele é apenas um homem perecível de erros, falhas, medos e, principalmente, inseguranças sobre si mesmo. É nesse sentido que a canção constrói a sua ótima composição com Eminem questionando o seu lugar na música, mostrando toda a sua vulnerabilidade e humanidade. Poucos rappers são capazes de algo assim, ainda mais um rapper de tanto prestigio e fama. Abrir-se dessa forma, porém, não é novidade para Eminem, pois o mesmo já fez parecido em canções como Cleanin' Out My Closet, StanLove the Way You Lie. Só que esse nível tão reflexivo é algo inédito. E Walk On Water aumenta essa sensação de despimento com a presença da Beyoncé cantando de forma contida o refrão. Apesar da cantora já ter se mostrando vulnerável nos seus trabalhos, a sua presença na canção apenas ajuda a garantir a atmosfera de titãs humanos que a canção quer passar. 

Sonoramente, Walk On Water é um bom trabalho, mas nada exatamente sensacional. Ouvir Eminem completamente despido em todos os sentidos é interessante, pois a canção é uma balada hip hop soul com base de piano que segue um esquema parecido com Love the Way You Lie. Entretanto, a canção não acrescenta em nada na discografia do rapper nesse quesito. Apesar do seu potencial radiofônico, Walk On Water não necessariamente apelo tão forte comercial de um grande hit. Não se engane, porém, a força do Eminem ainda é imensa. Mais ainda quando o mesmo está fazendo algo que apenas uma pessoa conseguiu fazer: ser o Eminem.
nota: 8

Nenhum comentário: