18 de dezembro de 2018

Primeira Impressão

The Pains Of Growing
Alessia Cara


Ouvir um álbum e ser surpreendido pela inovadora e original sonoridade que o mesmo apresenta é algo inspirador e de que ajuda a consolidar o amor que tenho música ainda mais. Entretanto, um álbum não vive apenas de batidas geniais e, ás vezes, a gente esqueci isso em detrimento à uma embalagem bem feita. E é quando aparece álbuns como The Pains Of Growing da Alessia Cara é que lembramos de fato da importância das composição na construção de um álbum.

Não é nenhuma novidade associar a jovem Alessia Cara a uma promissora compositora, pois isso já era bem claro desde o seu primeiro lançamento, o sleeper hit Here. Todavia, a cantora ainda parecia presa em certas formulas no lançamento do seu primeiro álbum, o mediano Know-It-All. Passado apenas três ano, a cantora, agora com vinte e dois anos, mostra que evoluiu drasticamente no seu oficio de compositora, pois em The Pains Of Growing, além de ter a sua personalidade evidenciada claramente, mostra um amadurecimento impressionante. Claramente, Alessia dialoga com os seus contemporâneos ao expressar as doces e amarguras de crescer nos dias de hoje, tendo que lidar com assuntos "adultos" como relacionamentos amorosos, a própria percepção de quem e qual é o seu papel na sociedade atual. Isso não é exatamente algo muito novo, mas Alessia consegue se destacar devido a imensa inteligência que a mesma apresenta nas suas composição. Uma inteligência que não é só no campo das ideias, isto é, as decisões sobre quais as temáticas que são abordadas no álbum, mas, principalmente, em como são construídas cada uma das letras, mostrando uma habilidade lirica estupenda e uma habilidade para misturar referências pop com reflexões profundas sobre a vida de alguém em processo de amadurecimento. 

Novamente, repito que isso não é algo novo ou que quebre alguma barreira, mas a maneira que a cantora faz é algo excitante de verdade já que apresenta um visão tão sua sobre esses assuntos bem manjados. E mais: apesar de contar com a colaboração de outros nomes, a marca de Alessia nas letras é tão nítida que parece que a mesma está a beira de conseguir criar um sub gênero para chamar de seu. Além disso, mesmo ainda sendo uma relativa novata, a cantora mostra força criativa ao compor sozinha cinco das canções no álbum e ser co-autora de todas as outras. E a coragem de ser sincera em assuntos pessoais também ajuda a elevar a qualidade artística e dar a força emocional que as temáticas pedem sem soar, porém, piegas ou mesmo como desabafos de uma "menina mimada ". O problema em The Pains Of Growing é que a produção ainda não encontrou a sonoridade ideal para a Alessia Cara.


Transitando entre pop soul e R&B, a produção tenta dar um ar descolado e novo para a sonoridade do álbum, conseguindo alcançar de certa maneira em alguns momentos. Todavia, o grande defeito é que em nenhum momento podemos ouvir a mesma força criativa em que as composições foram criadas. Mesmo que entregue sonoramente um trabalho que ajude a jovem cantora a ter alguma distinção entre os principais nomes do pop, a produção que conta com nomes como Pop & Oak, Ricky Reed, No I.D., Rick Nowels e, até mesmo, da própria Alessia erra ao não se arriscar mais nas suas próprias ideias, deixando uma sensação de medo de que o público poderia se alienar caso isso acontecesse. Não é um trabalho ruim, principalmente quando é possível vislumbrar o que poderia ter sido sem esse medo de arriscar como é o caso da questionadora 7 Days que parece flertar com o electropop e o dancehall. Dona de uma voz com um timbre delicado, mas com personalidade bem definida e um carisma mais interessante do que se tivesse um vozeirão, Alessia compensa a falta de originalidade da produção com performances certeiras e bem sólidas sem precisar de muitas firulas.  Outros momentos de destaque do álbum ficam por conta do bom primeiro single Growing Pains, a batida marcante de Not Today, a fofa I Don't Want ToWherever I Live e a sua composição sincera, a cheia de referências divertidas Nintendo Game, Girl Next Door e a sua a batida R&B quase acústica e nostálgica My KindThe Pains Of Growing é uma nítida evolução da Alessia Cara, mas ainda existe espaço para ainda mais crescimento que deve vim com o tempo.

Nenhum comentário: