28 de dezembro de 2011

Vamos Apontar os Problemas

The Trouble With Girls
Scotty McCreery

Os shows de "calouros" dos tempos atuais se tornaram um dos grandes eventos do entretenimento unindo o mundo da TV e da música. O grande problema é que depois do show em si, os participantes são jogados para o grande público. A maioria some depois dos quinze minutos de sucessos. Pouco conseguem se manter relevantes. E se isso acontece com aqueles que apenas participaram, para os vencedores a coisa é ainda mais complicada. Primeiro, eles tem o peso de terem ganhando a competição o que leva a crer que o público o comprou como a pessoa que eles querem comprar o álbum, irem ao show e ver os clipes. Mesmo assim, poucos dos vencedores se deram realmente bem na carreira. Nos Estados Unidos apenas Kelly Clarkson e Carrie Underwood. Na Inglaterra apenas a Leona Lewis ainda mantén certo interesse. Então, o que acontece de errado? Tentarei responder isso na resenha de The Trouble With Girls do Scotty McCreery, último vencedor de American Idol.

Scotty se tornou um dos favoritos desde sua audição. Com dezessete anos, ele impressionou os jurados com a voz grave poderosa. Ele uniu vários elementos para se fazer campeão: simpático, humilde, bonitinho e o mais importante, ele é country. A gente esquece, mas no EUA o country é o estilo mais poderoso já que abrange quase todo imenso interior. Tanto que os dois finalistas era do mesmo estilo (ele e a Lauren Alaina). Ele não era o melhor cantor ou teve alguma performance, mas sem dúvidas a voz mais "gravável" de todos. Já pronta para um estúdio de gravação. Depois de vencer o programa, ele gravou seu primeiro álbum intitulado Clear As Day. O álbum está vendendo até bem conseguindo ficar em primeiro lugar na Billboard com quase 200 mil cópias na primeira semana. Ainda ele se tornou o artista masculino mais jovem a alcançar o topo. Mesmo com o sucesso, Scotty sofre com o mesmo problema de quase todos os vencedores do AI.

Clear As Day é um álbum pré-fabricado. O prêmio por ter vencido o programa. Então, falta alma para o CD. A alma do Scotty. Essa falta de entrosamento entre o CD e o artista é o que emperra a carreira da maioria dos vencedores mesmo com o sucesso da vendagem. Em The Trouble With Girls notamos uma produção pesada em cima de Scotty. Sua voz encontra a perfeição técnica, mas falta emoção. Seja pela inexperiência ou pelo não entendimento do potencial dele pelos produtores. Em si a canção é apenas média. Arranjo correto e letra razoável. Se todo isso fosse mais bem elaborado e o talento de Scotty fosse valorizado como artista e não como "ex-calouro" teríamos um grande cantor. Porém, há esperança se contarmos que ele é o segundo cantor country a vencer e a primeira conseguiu quebrar barreiras. Quem sabe?
nota: 6

Nenhum comentário: