5 de dezembro de 2011

Bey Em Três Atos

Countdown
Party (feat. J. Cole)
Party (feat. André 3000)
Beyoncé

Não sei até onde a Beyoncé vai trabalhar na divulgação do 4, seja pelo tempo que ele foi lançado e pelo fato dela está quase dando a luz. O fato é que ela continua a todo o vapor lançando clipe atrás de clipe. E alguns deles são até singles! Acredita! Então, começamos com o "polêmico" Countdown.

Acusada de "copiar" a rotina e o estilo de uma coreografia de uma bailarina Anne Teresa De Keersmaeker (nome lindo, né?) para o clipe de Countdown, Beyoncé conseguiu causar comoção em volta do clipe. Pena que não conseguiu fazer a canção estourar nas paradas. Uma pena, pois Countdown é uma das músicas mais criativas dela.

Em Countdown, Bey segue uma linha mias "old fashion" misturando R&B com funk e pop que lembram uma estética dos anos setenta com os anos noventa, onde ela mesma ainda no Destiny's Child ajudou a definir o estilo daquela época. Cheia de variações e mudanças do compasso da música, Countdown é um trabalho musicalmente arriscado que compensa no resultado final.

Em Party, Beyoncé pega um caminho mais sinuoso. A versão com o rapper André 3000 foi substituída por uma versão com o rapper/cantor novato J Cole. Não que exatamente mude a qualidade da música, mas perde uma sensação de sentido "sonoro". André 3000 tem um ótimo verso, já J Cole não faz muito coisa e entrega sua parte quase genérica. A batida é gostosa, sexy e contida. Tudo muito elegante, mas faltou uma pegada mais "provocativa" na criação do arranjo. Bey também parece um pouco apagada. No final, Party é boa mesmo com suas exceções.

nota

Countdown: 8
Party (feat. J. Cole): 6,5
Party (feat. André 3000): 6,5

Nenhum comentário: