12 de dezembro de 2011

Os Melhores de 2011

O ano já está terminando e como a tradição pede é chegada a hora das listas do Melhores do Ano. E como ano passado eu comecei a usar a participação dos leitores para decidir algumas categorias, já vou começar as enquetes para decidir três das principais: Single do Ano, Artista do Ano e Revelação. A primeira é a mais difícil esse ano. Além de ter dez indicados, todos são passíveis de ganhar já que tem a principal característica: todos foram gigantescos sucessos. Esses são os indicados a...

Single do Ano




Quem já estava cheio de Lady GaGa teve que aguentar mais um pouco a Mother Monster esse ano. O prometido álbum "Born This Way" começou sua vida "útil" com o single que levou o nome do álbum arrasando quarteirões em seu lançamento. Born This Way, a canção, fez história: um milhões de cópias vendidas em cinco dias no iTunes, o milésimo número um da Billboard ficando mais seis semanas por lá e mais 19 países ao mesmo tempo. Houve a polêmica com as comparações com Express Yourself da Madonna, mas mesmo assim Born This Way marcou o ano sendo cópia ou não. Mas será capaz dela conseguir seu voto aqui no SoSingles?


Falando em história, a próxima indica fez história cinco vezes. Quem diria que a garota que "beijou outra e gostou" iria igualar o recorde do Rei do Pop ao colocar cinco singles no topo da Billboard, mas Katy Perry fez. Das duas canções que chegaram esse ano, a indicada colocou Katy ao lado do rapper Kanye West para criar uma das batidas mais "pegantes" do ano. Quem não ouviu E.T. esse ano, não viveu 2011. Então, você vai fazer de E.T a canção do ano ou Katy vai perder esse número um?


Ele bateu na porta algumas vezes, mas só quando ele lançou o hit Give Me Everything que o rapper Pitbull chegou ao topo do mundo. O cara dos featuring desse ano provou que podia caminhar sozinho ao ocupar o primeiro lugar da Billboard onde marcou seu nome (quase) sozinho em 2011. E ao que parece o poder de Pit só fez aumentar esse, pois ele já volta aqui na lista. E esse poder será capaz de o fazer ele ser escolhido como o dono do Single do Ano?

Poucas músicas são capazes de ressuscitar carreiras em hiatos ou declínios, mas Moves Like Jagger conseguiu com duas: o Maroon 5 e a Christina Aguilera. Ajudados pela participação no reality The Voice, os dois colheram frutos com a "homenagem" ao Mick Jagger. Mesmo que eu duvide da qualidade dela, esse caça-níquel do Marron 5 é sem dúvidas viciante. Será que a união faz a força e com ajuda de Aguilera, o Maroon 5 vai ser a música mais votada?


Pegue o mesmo contexto do texto anterior e multiplique por 20, no mínimo. É assim que podemos definir On the Floor para a carreira de Jennifer Lopez. Ajudada pela sua participação no American Idol, J.Lo desenterrou a carreira já em estado de deterioração avançada em um dos maiores comeback da história recente do mundo pop. Os números são de impressionar: 22 números um pelo mundo (só não foi no EUA por erro de divulgação da gravadora), cerca de 5 milhões de singles vendidos, 440 milhões de views no You Tube e o mais importante, On the Floor colocou J.Lo de volta ao posto de um dos nomes mais importantes do entretenimento mundial. Com a ajudinha do Pitbull, do RedOne e da uma lambada como sample, On the Floor é a canção mais tocadas do ano. Isso será o bastante para J.Lo conquistar seu voto?


Por falar em single bombante, nã há como deixar de fora do sucesso da dupla de eletro hop LMFAO e o sucesso Party Rock Anthem. Todas as pistas tocaram, todas as boates se renderam oa "pancadão"  da dupla mais "cool" do ano. Foram mais de 4,5 milhões de cópias e seis semanas no primeiro lugar da Billboard. Teve gente que encheu o saco dela, mas como a grande maioria dançou muito com eles. Isso será um peso fundamental para eles serem o Single do Ano?


Ela não foi topo das paradas no EUA, mas Jessie J invadiu o mundo com a deliciosa Price Tag. Além de alcançar o número um na sua terra, ela bombou em vários países mostrando que há vida fora dos "States". A canção ajudou a novata a lançar sua carreira promissora para um circuito maior de público. Adicionalmente, a parceria com o rapper B.o.B é o single "featuring" mais vendido do ano. Será uma novata a dona da música mais amada do ano?


Ela foi lançada no final do ano passado, mas o SoSingle reconheceu logo de cara o potencial de Rolling in the Deep. Eu a selecionei como quarto Melhor Single do Ano de 2010 e em primeiro em Single Feminino, Melhor Arranjo e Vocal. Mas nem em meus mais otimistas sonhos poderia imaginar o sucesso que Adele iria fazer esse ano. Devagarzinho, mas em uma onda devastadora Rolling In the Deep pegou o mundo de jeito. Aclamada pelos críticos, a canção é a mais vendida do ano com mais de 5,5 milhões de cópias, três indicações ao Grammy e primeiro lugar em vários países (curiosidade: a canção alcançou "apenas" o número dois na terra natal de Adele, mas foi primeiro nos Estados Unidos por sete semanas). Rolling In the Deep será a canção de Adele que será o Single do Ano? Ou...


Sim, Adele pode se orgulhar de ter dois singles como as músicas mais tocadas do ano. E mais, ela é a única com uma música lenta a ser indicada aqui. Someone Like You tem um dos momentos mais marcantes do ano: sua performance no BRITs Awards que a levou direito ao número da Inglaterra. E se não bastasse e comprovando seu poder, Adele fez a mesma coisa nos Estados Unidos quando cantou no VMA"s desse ano. Após a performance, a canção foi direito para o número da Billboard. É só para quem pode. E ela vai derrotar ela mesma e os outros e ser a canção mais querida por vocês?



E por fim a última. Além de ser a última indicada, ela é o último sucesso do ano. Atual número um da Billboard, We Found Love entrou na corrida no último minuto do secundo tempo. Fechando o ano da Rihanna com chave de diamantes, o hit pode até ser de qualidade duvidosa, mas devemos reconhecer que "ops, ela fez de novo". Isso é o que fará de Rihanna a dona do Single do Ano?

É isso pessoal! Essa primeira enquete começa hoje e tem duração de 10 dias! Votem na enquete aí do lado! E um pedido: sejam justos! Em breve o resultado completo. E Obrigado por participarem!

P.S:Comentem!

7 comentários:

Unknown disse...

Só não gostei da indicação da Lady GaGa, acho que ela teve singles melhores, apesar de não ter feito o sucesso de "Born this way". Confesso também que senti falta de de "Till the world ends", que acredito ter sido o maior hit da Britney nos últimos tempos. Queria Foster The People como indicados, penas que eles não estouraram pro mundo! =/

aldrei disse...

O blogueiro tem preconceito com a Britney, segundo ele a princesinha do pop não tem voz, o que soa incoerente já que a "cantora" J.Lo está na lista com sua música "original" chamada Lambada. Será que na opinião do excelentíssimo blogueiro Jennifer Lopez é boa cantora?

gladisalfaro2011 disse...

Faltou Till The World Ends

lucas lopes disse...

till the world ends?
till the world ends?
till the world ends?
till the world ends?
till the world ends?
till the world ends?

Jota disse...

Vamos as respotas:

Alex Brito: as música são escolhidas pelo sucesso e não qualidade. Se Born This Way não foi sucesso, não sei o que foi!

aldrei: Não tenho preconceito com a Britney. Se tivesse não teria dois CD's dela (Britney e In the Zone). Só não gosto do rumo que a carreira dela tomou. E se acho a J.Lo uma "cantora" isso responde:

http://sosingles.blogspot.com/2011/06/r2d2.html

e para todos sobre Till the World Ends.

A canção não entrou por alguns motivos:

1° A lista só tem dez "finalistas" como no ano passado, então outras fiicaram de fora como Super Bass da Nicki Minaj.

2° Das dez canções, oito ficaram em primeiro na Billboard.

3°"On the Floor" tem o "background" enorme como eu enumerei na "resenha".

4°Já Price Tag ficou em nove países diferentes em primeiro lugar(incluíndo no UK com 950 mil cópias vendidas contra um 21 da Britney por lá), é de uma cantora até então desconhecida e não teve remix para ajudar nas vendas. Se eu fosse contar só o sucesso nos Estados Unidos até ia, mas usei todo com "pesquisa"

Espero que tenha explicado!

Valeu e voltem sempre!

▄▀▄▀▄ BRUH ▄▀▄▀▄ disse...

Faltou super bass

~b! disse...

muito boa a lista!